Home » Sem categoria » OPINIÃO DO PERNINHA

OPINIÃO DO PERNINHA

perninha (1)É triste mas é real

Qualquer cidadão com um mínimo de sensibilidade que tenha assistido ao vídeo mostrado na manhã de 29/07, no programa Bom dia Pernambuco, deve concordar conosco: é vergonhoso e causa muita revolta vermos o descaso com que é tratado o patrimônio da União – construído com suor e lágrimas dos nossos heróis trabalhadores. A dilapidação do patrimônio público, bastante corriqueira nessa “Pátria de ninguém”, deveria ser coibida com mãos de ferro pelos poderes competentes, havendo punição severa aos que, quando não é o próprio governo, são apadrinhados por ele e se julgam imunes a qualquer tipo de penalidade prevista na Constituição.

Morei em Recife durante dez anos e quando circulava pela BR 101 ou suas imediações, muitas vezes a caminho da Cidade Universitária, ficava encantado com a imponente arquitetura modernista mostrada pelo prédio da SUDENE- Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, e não perdia oportunidade de comentar com amigos: sem sombra de dúvidas é um dos prédios mais bonitos da capital pernambucana. Criada como uma autarquia subordinada diretamente à Presidência da República, através da Lei 3.692, de 15/12/1959, a SUDENE era responsável por coordenar o interesse de 11 estados (todo o Nordeste mais Minas Gerais e Espírito Santo), mas, até hoje ela não disse para que veio. Um indicativo de que o órgão perdeu o seu prestígio é a data da última reunião do Conselho Deliberativo com os governadores, que ocorreu em 2013.

A SUDENE de hoje representa uma sombra do poder que exerceu com seus altos e baixos até a década de 1990. Nos anos finais, contudo, mergulhou numa série de escândalos de corrupção e terminou sendo extinta em 2001, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.Em 2007, o ex-presidente Lula ressuscitou a autarquia. Mas a ideia de recriar um órgão de planejamento regional virou um fardo na burocracia brasileira.

Como os nossos governantes não gostam de deixar nada pela metade, acabaram com o pouco que restava. O prédio da autarquia que vinha servindo de abrigo para o Ministério da Saúde, IBGE e 23 varas ligadas ao TRT – Tribunal Regional do Trabalho, teve o seu fechamento ordenado por decisão da Justiça Federal, no dia 28 de julho. A surpresa da interdição tomada pelos presentes na solenidade de posse de João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife, na superintendência do órgão, não acometeu o antecessor, o vereador de Maceió, José Márcio de Medeiros Maia (PROS).” Ele contou que desde abril do ano passado, por conta de problemas estruturais, solicitou ao Ministério da Integração a locação de imóvel para transferir as atividades enquanto o prédio seria reformado”.

Não foi por falta de aviso. Todos sabiam que a medida seria tomada a qualquer momento. Relatórios e mais relatórios da Defesa Civil, bem como, notas técnicas de engenheiros ligados ao próprio órgão, davam conta de que o prédio estava tendo infiltrações e rachaduras que comprometiam toda a sua estrutura. Destarte, ficamos sem entender a nomeação de João Paulo para, simplesmente, comunicar através do seu 1º ato administrativo, a suspensão das atividades. Diante do total absurdo, perguntamos: não seria mais prudente aproveitar a vinda do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi para pedir a restauração total do imóvel e depois cuidar da parte administrativa?

Seria cômico se não fosse trágico. Concordamos que a SUDENE não tenha cumprido com o seu papel. Em todo caso não merecia acabar dessa forma. Na pior das hipóteses, o governo poderia ter poupado, pelo menos, a suntuosidade daquela arquitetura que conta com mais de meio século de história.

Danizete Siqueira de Lima
Agosto de 2015.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments