Home » Sem categoria » CRÔNICA DO ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DO ADEMAR RAFAEL

ADEMARO RISCO

Não tenho qualquer preconceito quanto a participação de representantes de qualquer meio na atividade política, contudo, fico de orelha em pé quando um comunicador entra no cenário político às vésperas de uma eleição.

Nos anos 80, na antiga TVS e atual SBT, sob a batuta de Wilton Franco, os senhores Roberto Jefferson, Wagner Montes e Sérgio Malandro apresentavam as vísceras do subúrbio carioca em um programa diário, “O povo na TV”. O sensacionalismo, que dava as cartas e as fichas, deu visibilidade ao trio.

Como se sabe os dois primeiros ingressaram na política. Roberto Jefferson alugou, arrendou e negociou o PTB – Partido Trabalhista Brasileiro da forma que quis até apresentar-se como delator do “Mensalão” e ser cassado em 2005. Wagner Montes, que continuou na televisão com programas similares ingressou na politica carioca em 2006 e nela obteve expressivas votações para deputado estadual.

Sílvio Santos, ao apresentar-se como candidato para presidente na eleição de 1989, criou um tumulto tão grande que os políticos tradicionais caçaram e acharam um jeito de cassar sua candidatura.

Recentemente, Magno Martins publicou um texto falando sobre a decisão do repórter Francisco José, da Rede Globo, em não aceitar o convite para ser candidato a vice-prefeito em Recife. Tentação que não resistiram Antônio Brito e Hélio Costa, jornalistas que ingressaram na política. O primeiro como deputado e governador do Rio Grande do Sul e o segundo com senador por Minas Gerais, estes responderam às convocações “patrióticas”.

Na Câmara Federal, no Senado, em Assembleias, em Câmaras Municipais e em diversas prefeituras temos inúmeros políticos que chegaram aos cargos montados na visibilidade adquirida em rádios e televisões espalhadas pelo Brasil. Muitos deles que no comando dos seus sensacionalistas programas tinham solução para tudo deram com os burros n’água, outros costuraram “novas alianças” e permanecem na cena política.

Recentemente o apresentador Datena sinalizou que será candidato à prefeitura de São Paulo. Os programas “Brasil Urgente” na TV Bandeirantes e programa na Rádio Bandeirantes são cabos eleitorais de primeira grandeza. Caso seja confirmada a candidatura teremos a dupla Datena e Celso Russomanno como estrelas do pleito e correndo em raia próxima o eclético João Doria Jr.

Marta Suplicy e Haddad podem até negar em público, mas, sonham com um deles na condição de vice, seria uma ajuda respeitável em uma disputa onde quem elege é um eleitorado capaz de eleger Pitta e congêneres e demonstra grande aptidão para correr riscos. É esperar o prazo das filiações e das convenções. Uma certeza: Teremos “cavalo” novo no páreo.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários