“Diante de um cenário econômico desafiador no País, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do dólar em relação ao real, resultando numa desaceleração do setor aéreo, a TAM começa, a partir de agora, uma redução gradual de suas operações no mercado doméstico”, informa a empresa, por meio de nota publicada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
De acordo com nota, a TAM não deixará de operar em nenhum dos destinos onde hoje está presente.
A empresa prevê que as iniciativas gerem redução de menos de 2% de seu quadro de funcionários, já incluindo rotatividade natural da empresa. Porém, não haverá impacto nas equipes de tripulação. A companhia diz que dará apoio aos colaboradores impactados por meio de consultorias especializadas em recolocação profissional.
A Abear, associação de empresas do setor aéreo, afirmou em abril que as companhias devem faturar menos em 2015 caso a atual tendência de queda nas tarifas continue.
De acordo com a entidade, a atividade econômica lenta fez com que a demanda corporativa caísse “brutalmente” da proporção normal de 70% para 50% no momento, ficando ainda menor em alguns voos.