O estande do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor (ProRural) movimentou, nesta quinta-feira (02), a rua oito da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) 2015. Com a diversidade dos produtos como alimentos, calçados, bordados, mel e licores, roupas customizadas, cerâmica e brinquedos, o espaço esteve sempre cheio de visitantes e curiosos para conhecer iguarias inovadoras como o sanduíche de carne de jaca.
Presente na abertura da 16ª edição do evento, o Diretor Geral do ProRural, Aldo Santos, ressaltou a importância da ampliação da participação dos agricultores e da consolidação do estande na Feira como um espaço efetivo para a promoção e visibilidade do que é produzido pela agricultura familiar, assim como pelos assentados, comunidades quilombolas e indígenas. “É preciso que todos conheçam o que é produzido por esses grupos, a importância e o crescimento da agricultura familiar do Estado de Pernambuco”, lembra Aldo.
Ao todo são representantes de 16 associações de várias cidades como Igarassu, Tabira, Machados, Paudalho e Pesqueira, entre outros da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Os expositores apresentam novidades na feira, especialmente na área de alimentos, com variações de produtos e receitas da gastronomia pernambucana. A expectativa maior entre os participantes é de que as vendas superem os negócios realizados em 2014, mas é especialmente a troca de experiência que motiva os produtores.
Para maior integração e aproveitamento de conhecimentos trazidos por outros participantes, esse ano o ProRural promoveu ainda intercâmbio com uma artesã paraibana, que também ganhou espaço para expor seus produtos na Fenearte. “A troca de experiência permite a promoção de novas idéias, estimula a criatividade e até possibilita outras formas de apresentação e venda dos produtos”, finaliza Santos.