“São momentos como esse que nos fazem ver que podemos seguir em frente. Com união, verdade, transparência e trabalho, tudo é possível”. As palavras são do governador Paulo Câmara, que se somou à centenas de voluntários, na manhã desde sábado (18), para dar um “abraço” no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP).
Alvo de uma ação voluntária promovida pelo movimento Novo Jeito, a unidade de saúde teve ambientes revitalizados por 18 arquitetos pernambucanos, entre eles a esposa do vice-governador Raul Henry, Luíza Nogueira. O clima foi de emoção na entrega dos ambientes. O chefe do Executivo estadual esteve acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio; da primeira-dama da capital, Cristina Mello; e do secretário estadual de Saúde, Iran Costa.
No ano em que completa 70 anos de existência, o HCP ganhou de presente a recuperação de 19 ambientes: banheiros, salas de triagem, recepções, jardins e consultórios. “É um movimento que temos que apoiar cada vez mais; fazer com que ele chegue a todo Pernambuco. Pessoas dedicando seu tempo livre, seus momentos de lazer em favor do povo, em favor daqueles que mais precisam”, afirmou Paulo, ao parabenizar o grupo pelo trabalho realizado.
Ao lado de integrantes do Movimento Novo Jeito, Paulo Câmara conferiu cada um dos espaços reformados pelos arquitetos voluntários. Na área de triagem, último espaço visitado, ele participou de um momento de oração e foi homenageado com uma canção entoada por um grupo de voluntárias do HCP. Sob o olhar atento dos funcionários do hospital, o governador destacou o valor da união de esforços em favor daqueles que mais precisam.
“Não tenho dúvida que, a forma que se faz aqui, é a forma que temos que levar para Pernambuco por inteiro. À cada região, município e distrito. Vou sair daqui com essa frase na minha cabeça: ‘juntos somos fortes’. E quero repetir o que tenho dito por onde passo: ‘juntos podemos fazer muito mais’”, cravou.
PROGRAMAÇÃO – Além da entrega dos espaços revitalizados, os voluntários do Novo Jeito também promovem outras ações no HCP, como o “Cantinho da Beleza”, onde os pacientes podem desfrutar de sessões de massagem, maquiagem e aplicação de acessórios e unhas postiças. Para deixar esses pacientes e familiares mais felizes, a ação também conta com a “Oficina de Mimos”, espaço para produção de cartões com mensagens de apoio.
O movimento também promove uma grande arrecadação de alimentos para ajudar no estoque do hospital, que atende uma demanda de 1.200 refeições por dia. Um grande coletor foi posto na entrada principal da instituição, situada na Avenida Cruz Cabugá, onde também serão recolhidos produtos de limpeza que ajudarão os voluntários na realização do “Mutirão de Limpeza”.
As atividades serão finalizadas com uma grande Serenata, que terá abertura feita pelos meninos da Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque. Com a participação dos cerca de 1.000 voluntários que integram ação, o “grande coral” cantará uma canção de mãos dadas em volta do hospital.