O Ministério dos Transportes publicou nesta quarta-feira (29), a portaria que autoriza 23 empresas e consórcios a elaborar os estudos para a concessão da BR-101/232/PE, nos trechos da BR-101 entre a divisa de Paraíba e Pernambuco e a divisa Pernambuco e Alagoas, incluindo o Arco Metropolitano do Recife, e da BR-232, entre o entroncamento com a BR-101 e Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia.
A partir de agora os interessados em explorar as rodovias têm até o fim de novembro para elaborar e apresentar os estudos técnicos, que devem seguir as diretrizes do Termo de Referência publicado no site do Ministério dos Transportes, no mês passado.
Ainda de acordo com a publicação, os valores relativos aos estudos técnicos selecionados serão ressarcidos exclusivamente pelo vencedor da licitação, desde que efetivamente utilizados no eventual certame. O retorno do investimento da iniciativa privada virá da cobrança de pedágio nos trechos concedidos.
Os projetos somam quase 565 quilômetros de rodovias e estão orçados em R$ 4,2 bilhões. As estradas serão leiloadas no primeiro semestre do ano que vem e fazem parte da nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL) lançado em junho pelo Governo Federal.