A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou ontem (3), ao senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que estará presente na próxima audiência pública da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), no próximo dia 17. A garantia da ministra foi dada durante encontro com o senador, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília (DF).
“Os brasileiros são sensíveis à questão e às consequências das mudanças climáticas. Mas, é preciso que o país crie uma cultura para se discutir este tema de forma adequada e profunda”, avaliou a ministra. “E esta construção depende bastante do envolvimento do Congresso Nacional”, acrescentou Izabella Teixeira.
Durante o encontro, Fernando Bezerra defendeu à ministra que o Brasil seja protagonista na 21ª Conferência sobre o Clima (COP 21), que será realizada em Paris (França), entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano. “Temos que levar à COP 21 uma proposta robusta, consistente, para traduzir a liderança do nosso Brasil na agenda ambiental mundial”, defendeu o senador.
CMMC – A Comissão Mista de Mudanças Climáticas foi criada pela Resolução 4/2008 do Congresso Nacional com o objetivo de acompanhar as ações do governo no enfrentamento aos impactos ambientais e socioeconômicos gerados pelas alterações climáticas. A Comissão também tem a finalidade de monitorar e fiscalizar as ações adotadas pelo Brasil para amenizar os impactos do aquecimento global bem como as ações de ampliação de fontes renováveis de energia e as medidas de incentivo à ocupação ordenada do solo. Uma das principais metas da CMMC é atuar para a redução da emissão de gases de efeito estufa e dos índices de desmatamento da Amazônia.