Home » Sem categoria » OPINIÃO DO PERNINHA

OPINIÃO DO PERNINHA

perninha (1)Qual a sua expectativa de vida ?

A crônica dessa semana trata de um assunto que mexe com o nosso dia a dia, apesar de muitos não o encararem com a devida seriedade.

Pesquisa inédita feita com mais de mil pessoas em todo o pais, pela Zhuo Consultoria e Giacometti Comunicação, revela que moradores do Recife querem e acreditam que viverão por, no mínimo 86 anos. Em nenhum outro lugar do país há tanta “vontade de viver”, inclusive, até os 120 anos. Detalhe: por aqui quanto mais velho, maior o desejo de longevidade e há uma espécie de “segunda via” em nossa história: “De cada 10 pessoas que buscam apoio psicológico, na faixa de 45 anos, quatro o fazem com o sentido de reinventar a vida”, afirma o coordenador da pesquisa, Denis Giacometti.

A faixa da população que deseja viver muito (e bem) é grande, o que não quer dizer que muitos façam o “dever de casa” para vencer a barreira das mais de oito dezenas de primaveras. Só para se ter uma ideia, a obesidade reduz a expectativa de vida em até nove anos e, no Recife, metade da população sofre de sobrepeso.

O problema é que, se mais de seis em cada dez recifenses até 55 anos sequer se reconhecem como “seres que envelhecem”, o comportamento normalmente acaba sendo o de sempre deixar pra depois a mudança de hábitos que poderia servir de prevenção. É quando o seguro “morre de velho”.

Bem diferente desse prognóstico é a aposentada Thereza Lemos, 82. Praticante regular de pelo menos um hora diária de yoga há quase 40 anos, ela cuida da alimentação e acorda cedo para cuidar dos pássaros que mantém em casa. O estilo de vida pouco comum é justamente o segredo para tanta vitalidade. “Não tenho nenhum problema de saúde e vivo bem. É um benefício que a yoga me traz”, diz.

Sabendo que a expectativa de vida em nosso estado é de 69 anos e que o desejo de 52% dos recifenses é de um mínimo de 86 anos de vida, o que resta é sabermos como manter essa longevidade.

E você, quantos anos pretende viver?

Aqui vai a nossa dica: Aumentar a expectativa de vida é uma equação sem receitas definitivas, mas os médicos são unânimes em recomendar a prática de exercícios físicos e o balanceamento da alimentação como requisitos básicos para a longevidade.

Danizete Siqueira de Lima
Maio de 2015.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários