Parlamentares da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco visitaram na manhã desta segunda-feira (04) as estações que integram o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe, no Recife. Lançado em 2012, o projeto deveria ter sido entregue à população no final do ano passado, mas hoje conta com apenas 25% de sua obra executada. Com isto, 300 mil passageiros deixam de utilizar o sistema hidroviário por mês.
Os deputados visitaram duas das cinco estações de embarque e desembarque previstas pelo projeto no Rio Capibaribe. “Na BR-101, na altura do supermercado Atacadão, não é possível identificar nada que lembre sequer o início das obras. No Derby, há algumas estacas que parecem ser a fundação das estações”, relata o líder do PTB na Assembleia, deputado Júlio Cavalcanti.
O projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe está orçado em R$ 289 milhões. Deste total, R$ 190 milhões serão decorrentes de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), por meio do PAC Mobilidade.
O dinheiro para a obra, que vem do Governo Federal, está disponível na Caixa Econômica, mas não está sendo liberado por conta de falhas no projeto de execução, de competência do Governo do Estado.