Home » Sem categoria » AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTOU EXPERIÊNCIA DO 1º HOSPITAL VETERINÁRIO MUNICIPAL DO NORDESTE

AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTOU EXPERIÊNCIA DO 1º HOSPITAL VETERINÁRIO MUNICIPAL DO NORDESTE

A audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (20), na câmara municipal de Recife, trouxe para discussão o tema “Situação dos Animais na Cidade do Recife”. Na sessão, os participantes discutiram políticas públicas voltadas para os animais em situação de rua a exemplo de cães e gatos. Trataram de questões como adoção, abandono e superpopulação de animais encontrados em situação precária, a falta de estrutura para acolhimento adequado, tratamento de doenças, a falta de atendimentos preventivos e hospitalares para estes animais.

A audiência convocada pela vereadora Isabella de Roldão (PDT) convidou também representantes da prefeitura de Serra Talhada (PT), município polo do Sertão do Pajeú, para explanar sobre a experiência da implementação do primeiro hospital veterinário municipal, inaugurado em janeiro deste ano.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Serra Talhada, Márcia Conrado, presente à audiência, o serviço do hospital dá prioridade aos animais que vivem nas ruas e conta com várias parcerias, entre elas promotoria pública, movimentos sociais e Organização Não Governamental. Contudo, prestam atendimento, também, aos animais da produção da agricultura familiar como bovinos, caprinos e equinos.

Conforme Márcia, os animais são recolhidos pela Organização Não-Governamental Animal Feliz, medicados, tratados, vermifugados e direcionados à ONG que é responsável pelo processo de adoção. Como explicou a secretária, no hospital veterinário de Serra há um centro cirúrgico, laboratório, sala de pós-operação e funciona como clínica, das 8h às 13h para consultas, vacinas etc.

Questionamentos

 Estiveram presentes à audiência tanto Márcia Conrado, quanto o Secretário Executivo da mesma pasta Aron Lourenço. Além de Márcia, compuseram a mesa o gerente do Centro de Vigilância Animal (CVA), Jurandir de Almeida; o Gerente Geral da Secretaria de Direitos dos Animais da Prefeitura do Recife, Robson Melo; o coordenador do Movimento Social Liberte, Augusto César Bezerra da Silva; a vice coordenadora do Programa de Extensão Adote um Vira Lata, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Lena Costa Carvalho e a coordenadora do Projeto Patinhas, Luciane Nascimento. Segundo a vereadora Isabella de Roldão são muitas as dificuldades para se trabalhar com a causa. Até para ter acesso à Secretaria de Defesa dos Animais, da Prefeitura do Recife.

 

 

 


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários