Recebemos, com tristeza, a notícia da morte do ex-deputado Federal Pedro Eugênio. Um dos maiores quadros da política pernambucana, que iniciou a sua trajetória ao lado do ex-governador Miguel Arraes. Foi convocado, à época, pelo então governador para ser seu secretário de Agricultura, onde coordenou um dos mais importantes programas do governo, o Chapéu de Palha. Um ano depois foi transferido para a secretaria de Planejamento.
Em 1994, Pedro Eugênio, foi eleito deputado estadual pelo PSB. Pelo PT, conquistou dois mandatos como deputado Federal. Em 1995, foi nomeado secretário da Fazenda de Pernambuco, no terceiro governo de Arraes.
Ao lado do ex- deputado Manoel Santos, se destacou como um dos representantes dos movimentos sociais do campo em Pernambuco. Enquanto Diretor do Banco do Nordeste, ele ampliou o financiamento para agricultura familiar, fortalecendo o meio rural pernambucano.
Neste momento de tristeza quero abraçar e me solidarizar com os familiares e amigos de Pedro Eugênio.
Lucas Ramos – Deputado estadual
É um momento de luto no PT de Pernambuco. Lamento profundamente a morte do amigo e companheiro Pedro Eugênio. Mesmo nos momentos mais difíceis, Pedro nunca perdeu o bom humor e nem sua capacidade de resistir e lutar. Na época da ditadura militar, foi preso e torturado, mas manteve sempre os seus valores e aquele ideal de vida, que nos leva pra frente sempre: um Pernambuco e um Brasil mais justo. Perdemos um dos maiores quadros do nosso partido no Estado e no País.
Pedro Eugênio foi deputado estadual, federal e secretário ainda no governo de Miguel Arraes, além de diretor do Banco do Nordeste. Sua atuação política sempre foi pautada pela ética e pela dedicação às causas daqueles que mais precisam. Assim como Manoel Santos, Pedro também sempre foi comprometido com a luta do homem do campo. Ele deixa uma lacuna na política e uma saudade enorme. Toda minha solidariedade à família neste momento.
Humberto Costa
Líder do PT no Senado
“Pedro Eugênio em todas as atividades que exerceu sempre demonstrou competência e zelo pela coisa pública. Tive a oportunidade de ter sido colega de bancada na Câmara dos Deputados e sou testemunha de seu empenho e trabalho em prol do nosso Estado. Na atividade parlamentar, dentre outras, ele foi um grande defensor das micros e pequenas empresas. Um homem brilhante, que sem sombra de dúvidas irá fazer muita falta a Pernambuco. Quero aqui prestar minha solidariedade a sua família e aos seus amigos.”
Deputado Federal Jorge Côrte Real