Home » Sem categoria » OPINIÃO DO PERNINHA

OPINIÃO DO PERNINHA

perninha (1)Educação, saúde e segurança – como andam?

Quando vejo alguma pesquisa divulgada – por mais que eu me esforce – não consigo esconder o meu ceticismo diante dos números apresentados. Sabemos que existem institutos sérios, como também, existe o famoso “marketing midiático”, capaz de alterar qualquer planilha quando os números não são favoráveis ao governo.

Recentemente vimos uma pesquisa dando mais de 80% de aprovação para a gestão do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Confesso que fiquei curioso por números de uma pesquisa para o governo do Estado. Por que tanta curiosidade? A resposta é simples. Se você acompanhar a mídia, tudo vai muito bem obrigado; se você acompanhar a realidade da capital e der uma passadinha pelo interior é de dar arrepios. Que o digam as nossas estradas.

Os problemas são inúmeros mas, para não sermos prolixos, falaremos dos três acima.

Educação – o governo atual em plena campanha prometeu dobrar os salários do professor e (pasmem) teve quem acreditasse. É claro que isso foi e é um engodo. Toda semana temos paralisações na rede municipal e estadual e tudo volta a estaca zero. A educação é só folclore. Um mestre tendo como salário nacional algo em torno de R$ 2.000,00 por mês, é vergonhoso.

Saúde – A pernambucana que gritou dos corredores do Hospital Getúlio Vargas, de nossa capital, em alto e bom som, ao verificar sua genitora em uma maca há vários dias é um belo exemplo de como estão sendo tratados os pacientes do SUS (seu último suspiro).

Segurança – Apesar de toda propaganda do governo enaltecendo o PACTO PELA VIDA, vejamos o que escreveu o Magistrado Walter Gomes de Melo, no caderno Opinião do Diário de Pernambuco de 28/03: “A violência impera em todos os recantos do estado. Na Ilha de Itamaracá, abandonada há lustros, domina a droga e a ( lei do mais forte). Em final de semana do corrente ano, no bairro de Jaguaribe, em um só dia foram executados três jovens ao mesmo tempo. Na ex-pacata cidade de Riacho das Almas o mesmo ocorreu, com crimes contra a vida”. E o que dizer dos recentes e bárbaros trucidamentos da cidade de Poção?

Sabemos que o País passa por uma grande crise e a economia está mais do que fragilizada. Recentemente, os governadores do Nordeste estiveram reunidos com a presidente Dilma Rousseff e voltaram com as mãos abanando. Porém, sabemos que Pernambuco tem um PIB alto e se bem administrado poderá trazer muitos benefícios para a sociedade pois, paralelamente as mazelas aqui citadas, os encontros festivos imperam com mordomias e mais mordomias conforme pudemos observar nos camarotes carnavalescos últimos. Lembremos, também, da farra das bandas em festas do interior financiadas com dinheiro público.

Diante de uma carga tributária elevada como a nossa (uma das maiores do planeta), admitir que o ser humano venha a necessitar de uma cirurgia ou qualquer atendimento médico e permaneça dias e mais dias em uma maca nos corredores hospitalares, corresponde a uma bruta cena de guerra. Parafraseando o Magistrado que citamos acima, estamos a viver dias angustiantes que nos lembram o pastor, teólogo, sociólogo Martin Luther King, assassinado no verdor de sua inteligência pulsante, quando afirmou oportunamente em sua luta pela igualdade racial, temer não os corruptos, mas “o silêncio dos bons”.

Danizete Siqueira de Lima
Recife – PE – abril de 2015


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários