A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (19), uma capacitação sobre a dengue e a febre chikungunya, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. O encontro foi realizado no auditório da Escola Técnica Estadual com a participação de cerca de 160 profissionais de saúde.
Foram abordados os aspectos clínicos das infecções para o diagnóstico diferencial das doenças, manejo clínico, bem como a assistência e acolhimento aos pacientes, identificação e monitoramento de casos suspeitos. As orientações foram repassadas pelo Apoiador Institucional da Vigilância em Saúde da VI Geres, Isaac Salles.
Em Sertânia já foram notificados mais de 100 casos de dengue e nove tiveram o diagnóstico confirmado. O Município contratou mais seis agentes de endemias (por meio de Processo Seletivo Simplificada) para reforçar a luta contra o Aedes aegypti, uma vez que as chuvas rápidas registradas na cidade e o clima da região são fatores que favorecem a proliferação do mosquito.
A Vila da Cohab é a comunidade com maior incidência. No local, agentes de endemias estão fazendo o terceiro ciclo de bloqueio, inclusive com fumacê costal. Dos 1667 imóveis da Vila da Cohab, 307 estão fechados, o que torna o combate ao mosquito ainda mais difícil. A Prefeitura está trabalhando para localizar e orientar os proprietários sobre o risco de focos do Aedes aegypti nessas residências.
“Todos os profissionais de saúde do município estão engajados nessa luta e queremos que a população seja uma aliada nesta “guerra”, pois somente com a colaboração de todos é que se torna possível a eliminação dos criadouros do mosquito da dengue”, disse o secretário de Saúde, Antônio Carlos Santana.