O ensino superior nas autarquias municipais em Pernambuco foi tema de uma reunião entre o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Ramos, e o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e também vice-presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (Assiespe), professor Rinaldo Remígio Mendes. O encontro foi na tarde desta sexta-feira (27), na Facape.
“A educação é a nossa maior prioridade. Vamos discutir e agilizar os projetos e políticas públicas que beneficiem a educação em nosso estado”, comentou Lucas Ramos. Entre os temas discutidos, está a atualização dos valores do Programa Universidade Para Todos em Pernambuco (Proupe), programa criado para elevar o acesso ao ensino superior nas autarquias municipais em Pernambuco, garantindo aos alunos beneficiados bolsas parciais ou integrais. Além disso, a Assiespe solicita o remanejamento de bolsas entre as 13 autarquias, no caso de haver bolsas excedentes, e a criação de bolsas de incentivo para estudantes dos cursos de física e química.
Segundo Lucas Ramos, um dos pontos de discussão mais importantes é a ampliação do programa de apoio à titulação dos professores das autarquias em nível de mestrado e doutorado. “Precisamos qualificar cada vez mais o nosso corpo docente, já que o reflexo disso é sentido nas salas de aulas, com professores mais preparados e estimulados e, consequentemente, alunos melhor qualificados”, pontuou o parlamentar.