Depois de realizar a abertura da segunda rodada do Todos por Pernambuco, em Floresta, nesta quinta-feira (19), o governador Paulo Câmara seguiu para a vizinha Itacuruba. Na cidade, que tem como principal cadeia produtiva a aquicultura e a pesca, o chefe do Executivo estadual entregou certificados do curso de capacitação da primeira turma do programa PE no Batente – os alunos receberam qualificação para atuar na cadeia produtiva da piscicultura. A solenidade aconteceu nas dependências do Centro de Inclusão Produtiva do programa.
Para o governador, a iniciativa proporciona, através dos arranjos produtivos locais, a oportunidade de fazer com que a economia cresça nos municípios. “Oportunidades como essa aumentam a geração de emprego no nosso Estado. Empregos melhores, com mais qualificação, com as pessoas tendo a oportunidade de ter seu próprio negócio, de fazer o empreendedorismo”, argumentou Paulo Câmara. O gestor estadual também visitou a unidade de produção voltada para o cultivo de tilápia em tanques rede.
Natural do município, Sandra Maria dos Santos, 36 anos, uma das beneficiárias da formação, classificou a oportunidade como “muito proveitosa”. “Eu já trabalhava na área, já tinha a prática, mas agora adquiri o conhecimento técnico. Aprendemos como vender, como carregar e conservar o peixe. E também a vender com nota fiscal. Antes, a gente vendia sem nota. Agora está mais organizado”, explicou.
Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento adiantou que novos Centros de Inclusão Produtiva serão implantados no Estado. “Com a criação do Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem, recebemos a determinação do governador para que implantássemos 43 novos centros pelo Agreste e Sertão. E Itacuruba será modelo para replicarmos essa experiência exitosa em outros municípios”, comentou.
O programa foi desenvolvido em três módulos no município. São eles: qualificação social, que abordou temas como cidadania, ética, cultura e lazer, associativismo, cooperativismo e economia solidária; qualificação profissional, com aulas teóricas e práticas para desenvolver suas habilidades e potencialidades profissionais; além de qualificação produtiva, que abordou temas como controle de produção e qualidade de produtos, estratégias de comercialização, técnicas de vendas, preços de mercado e margem de comercialização.
Criado desde 2007, o PE no Batente contempla, atualmente, 51 municípios do Estado em 12 Regiões de Desenvolvimento, considerando a vocação produtiva de cada um deles. O programa vem desenvolvendo competências sociais e técnicas para inserção no mundo do trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade/risco social, pobreza e extrema pobreza; pessoas com deficiência, egressos e participantes do Programa Atitude.
ÁGUA – Ainda em Itacuruba, o governador Paulo Câmara visitou o novo Sistema de Abastecimento Simplificado, na comunidade do Poço do Cavalo. Com investimento de R$ 95 mil, o equipamento vai beneficiar 27 famílias com água tratada. A captação é feita a partir do Rio São Francisco. Também foram beneficiadas outras 40 famílias, da Agrovila Coité, que antes recebiam água bruta e, agora, passam a receber água tratada.
“Estamos levando não só água, mas cidadania para uma comunidade que fica a seis quilômetros do Rio São Francisco. São pessoas que não tinha abastecimento e que terão água nas torneiras de suas casas”, explicou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.
SEGURANÇA – De volta ao município de Floresta, o governador inaugurou as novas instalações da 22ª Delegacia Seccional de Polícia. A unidade, que passou cerca de um ano em reforma e ampliação, recebeu R$ 711 mil em investimentos. A unidade está situada na Rua Deputado Audomar Ferraz, 193, no centro da cidade.
Com área total de 1.788 m2 de área, sendo 350 m2 de área construída, a nova unidade conta 22 ambientes. Entre eles: permanência, gabinete do delegado seccional, gabinete do delegado titular, duas salas de custódias, três alojamentos (masculino, feminino, plantão), dois cartórios, além de cinco banheiros (um adaptado para pessoas com deficiência), dois acessos operacionais, salas climatizadas, depósito, arquivo, copa e mobiliário renovado.