Terceira parada do Seminário foi em Salgueiro. Nesse fim de semana, o governador Paulo Câmara fez a primeira rodada da escuta que termina em 29 de abril, na Capital, e vai passar pelas 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco. Até agora, a iniciativa reuniu 3.200 participantes.
O Seminário Todos por Pernambuco, depois de passar por Araripina e Petrolina, chegou a Salgueiro, neste dia 15 de março, com a presença do governador Paulo Câmara e todos os secretários de governo.
Participaram 873 inscritos dos oito municípios do Sertão-Central, contribuindo com 891 sugestões nas salas temáticas de Educação e Cultura; Saúde e Segurança; Água; Infraestrutura; Cidadania; Economia, Sustentabilidade e Inovação e Desenvolvimento Rural.
De acordo com o Secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, a escuta popular é um ato de retribuição da confiança da população. “Foi assim com Arraes, com Eduardo e vai ser assim com Paulo Câmara. Escutando o povo para que possamos estabelecer as nossas prioridades”, explicou.
O governador convocou os participantes a ajudá-lo na administração de Pernambuco nos quatro anos de mandato e, depois de ouvir o relato das propostas retiradas dos grupos de trabalho, falou sobre o grande desafio da estiagem, em seu quarto ano consecutivo; Para ele, a saúde precisa de mais humanização e o Lafepe deve estar mais presente, com mais medicamentos nos municípios; Comprometeu-se a cobrar do Governo Federal a regulamentação do Samu; Reconheceu a necessidade de um hospital para a mulher; do combate ao tráfico de drogas e de uma reforma no sistema prisional, com unidades menores e regionalizadas, além de condições de trabalho e de ressocialização para os detentos.
Paulo Câmara reforçou o compromisso com a micro e a pequena empresa e disse que irá cobrar ao Governo Federal a conclusão da Transposição e da Transnordestina.
Sobre a educação, o chefe do executivo estadual afirmou que Pernambuco, atualmente, tem a maior rede de tempo integral do Brasil, mas, que desde a campanha, já se sabia da necessidade de mais investimentos para que todos os municípios de Pernambuco fossem beneficiados pela ação.
De acordo com ele, o encontro será essencial na condução das políticas públicas. “Tudo o que ouvimos, hoje, só aumentou a nossa responsabilidade e nossa determinação”, declarou, prometendo trabalhar muito para que o desenvolvimento chegue por igual a todos os pernambucanos.
O prefeito de Salgueiro, Marcones Libório de Sá, lembrou que, há quatro anos, o ex-governador Eduardo Campos estava naquele mesmo lugar ouvindo a população. “Essa caminhada que Eduardo começou, nesse modelo de gestão, trouxe muitos avanços a Pernambuco, mas Pernambuco tem que continuar a caminhada. O governador Paulo Câmara está aqui, hoje, para ouvir o povo, para sentir na base o que esse povo pensa, o que ele necessita.”
Libório ainda falou sobre a crise nacional e o cenário de desesperança que, para ele, não são motivos para que o Estado retroceda. “Pernambuco é forte e acreditamos no comando do nosso governador.”
Diocese – Na abertura do Seminário, o governador Paulo Câmara assinou e encaminhou à Assembleia Legislativa, o projeto de lei que cede o terreno para a construção da Catedral de Salgueiro. O Bispo da Diocese, Dom Frei Magnus Henrique Lopes, agradeceu ao governador, ao Prefeito Marcones Libório e à Creuza Pereira pelo apoio para esse passo. “A história de Salgueiro teve início na Capela de Santo Antonio em 21 de dezembro de 1835. Os anos se passaram e mesmo com todo o sofrimento do Sertão, crescemos, conquistamos tantos espaços e, hoje, Salgueiro é sede de Diocese”, falou Dom Magnus.