Com a finalidade de orientar os servidores que se responsabilizam pela gestão dos bens públicos, voltado ao controle físico e funcional, o governo municipal, através da Secretaria de Administração, apresentou ontem (23) o Manual de Gestão Patrimonial da Prefeitura, durante encontro realizado no auditório do Centro Vocacional Tecnológico-CVT.
Fruto de um projeto elaborado com dados e encaminhamentos dentro da Lei, o manual vem somar a outros normativos que a administração tornou realidade. Por outro lado, busca estabelecer marcos normativos capazes de dar maior organicidade aos serviços executados.
De acordo com a diretora de Controle de Material e Patrimônio, Neide Bandeira, a ideia foi criar mais uma ferramenta no sentido de assegurar melhor o gerenciamento do sistema patrimonial. “Este manual é abrangente e apresenta conceitos e princípios que nós servidores devemos saber em relação ao que fazer e que direcionamento dar aos objetos que fazem parte do patrimônio público”, explicou.
Com 43 páginas, o manual traz 12 capítulos por segmentos, incluindo introdução e anexos. No documento são pontuados assuntos como inventário, classificação dos bens, tombamento, movimentação, controle patrimonial, entre outros. O manual é distribuído gratuitamente a todos os servidores.