O senador pernambucano Humberto Costa (PT) foi reconduzido à liderança do partido no Senado Federal. Esta é a terceira vez que Humberto ocupa o cargo, tido como uma “cota” da legenda. Em 2014 e 2011, o parlamentar já havia desempenhado a função. A decisão foi tomada durante reunião da bancada do PT, na tarde desta quarta-feira (4), em Brasília.
Também nesta quarta (4), o Senado elege o restante dos membros da mesa diretora. No último domingo (1º), apenas o presidenre Renan Calheiros foi escolhido.
O impasse está na aplicação da proporcionalidade. Cada partido ou bloco pode ocupar cargos na mesa de acordo com o tamanho da bancada. Os parlamentares estão em dúvida se a medida deve ser aplicada apenas para os cargos de presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários ou também para os quatro suplentes de secretários.
Para a Mesa, o PT indicou o senador Jorge Viana (AC) para a 1º vice-presidência e a senadora Angela Portela (RR) para a 4ª secretária. O senador Paulo Paim (RS) é o nome indicado pelo partido para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH).
Um impasse dentro do partido diz respeito à presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde os senadores Delcídio Amaral (MS) e Gleisi Hoffmann (PR) apresentaram seus nomes.