Não é apenas o governador Paulo Câmara (PSB) que tem direito a assessores especiais. O vice-governador Raul Henry (PMDB) terá quatro colaboradores na mesma categoria cujos nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (4). Quem encabeça a lista é Fernando Dueire (foto), ex-secretário de Infraestrutura do governo Jarbas Vasconcelos (PMDB). Os outros assessores especiais são Isaac Freire Cazé, Eusébio Veríssimo de Sousa Neto e Jurandir Figueiredo Carneiro.
Fernando Dueire estava cotado para ser secretário de Infraestrutura de Paulo Câmara, mas na reforma administrativa a secretaria sequer foi criada. Nos bastidores, a informação é que ofereceram a ele outro espaço na gestão e houve uma recusa. Bastante ligado a Jarbas e Raul Henry, o ex-secretário terá a missão de coordenar os estudos e projetos envolvendo as Parcerias Público-Privadas (PPPs), que ficarão a cargo da vice-governadoria.
Os outros assessores especiais terão uma função mais “modesta” na estrutura da vice-governadoria. Eles já trabalhavam com Raul antes da eleição e foram chamados para cumprir missões administrativas.
GOVERNO
Nesta quarta-feira (4), Paulo Câmara informou que está sem pressa para definir o nome de todos os seus oito assessores especiais. Desses, dois já estão definidos: o ex-secretário da Fazenda Djalmo Leão e o ex secretário-executivo da Casa Civil Ivan Rodrigues. “A gente está conversando com algumas pessoas. Quero fazer uma assessoria especial que tenha condição de nessa sua função trazer coisas importantes e contribua para o dia a dia do nosso Estado. A gente quer escolher nomes que possam contribuir para o bom andamento. A gente deve concluir isso até fevereiro, mas também não tem nenhuma angústia nisso não”, declarou o governador.
Paulo Câmara defendeu os nomes dos assessores especiais escolhidos. “Quando a gente traz uma pessoa como Djalmo a gente sabe muito bem que ele vai contribuir decisavamente para os ajustes que a gente vai fazer nas contas públicas, na melhoria do gasto público, de incremento da receita. Ele vai ter um olhar diferente sobre o que está acontecendo nos outros Estados e trazer pra gente. Ivan Rodrigues tem uma sensibilidade política muito grande, conhece o Estado como todos e os pontos necessários para que a gente possa atuar em cada região de maneira equilibrada. Outros vão nos ajudar nas área de agricultura, economia, segurança”, falou.(JC ONLINE)