A ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior, foi confirmada nesta terça-feira (10) pelo Planalto como a nova presidente da Caixa Econômica Federal no lugar de Jorge Hereda, que deixa o cargo depois de quatro anos.
A posse de Miriam Belchior ocorrerá no dia 23 de fevereiro.
“A presidenta Dilma agradeceu a dedicação, a competência e a lealdade de Hereda, que permanecerá na instituição até a conclusão de uma transição e a formação da nova equipe”, diz a nota divulgada pela Presidência.
Com 57 anos, Miriam Belchior está no governo desde o início da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Em 2002, Belchior participou da equipe que fez a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso para o de Lula.
No comando da Caixa Econômica Federal, a ex-ministra Miriam Belchior poderá ser a responsável por comandar o processo de abertura de capital da instituição financeira, ou seja, o banco passará a ter ações negociadas na Bolsa de Valores. A informação da abertura de capital da Caixa foi dada no fim do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, ela informou que esse processo ainda iria demorar.
Antes de ser ministra, cargo que assumiu em 2011, quando se emocionou, Belchior foi coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja gestão passou para o Planejamento. Ela era secretária-executiva do PAC quando substituiu na função a presidente eleita, Dilma Rousseff, que coordenava o programa na condição de ministra da Casa Civil.
No primeiro governo Lula, Belchior foi assessora especial do presidente até junho de 2004, quando foi chamada pelo então ministro da Casa Civil, José Dirceu, para desempenhar a função de subchefe de Avaliação e Monitoramento da pasta. No primeiro mandato de Lula, Belchior também auxiliou o governo na integração dos programas sociais. (Foto: Agência Brasil)