Home » Sem categoria » DEPUTADOS ESTADUAIS TOMAM POSSE EM CLIMA DE ACIRRAMENTO NA DISPUTA PELA MESA DIRETORA

DEPUTADOS ESTADUAIS TOMAM POSSE EM CLIMA DE ACIRRAMENTO NA DISPUTA PELA MESA DIRETORA

ASSCom uma renovação de 40% do Parlamento, a Assembleia Legislativa de Pernambuco inicia, hoje, sua 18º legislatura. Os 49 deputados estaduais eleitos em outubro tomam posse às 15h. Paralelo à posse, os parlamentares já escolhem quem serão os integrantes da mesa diretoria para o biênio 2015/2016. O primeiro dia de atividades na Casa de Joaquim Nabuco promete ser agitado. A eleição para a mesa será uma das mais polêmicas, já que o deputado estadual e atual presidente Guilherme Uchoa (PDT) disputará a presidência pela quinta vez consecutiva.

Diferente das outras eleições, Uchoa encontra resistências para permanecer no cargo. Os deputados Edilson Silva (Psol) e Rodrigo Novaes (PSD) já anunciaram que disputarão a vaga de presidente junto com Uchoa. A expectativa, no entanto, é de uma recondução tranquila para Guilherme Uchoa. O presidente tem a simpatia da maioria dos membros da Casa de Joaquim Nabuco. Além do apoio da maior bancada da Casa, que é do PSB, Uchoa tem o voto garantido de boa parte dos 19 deputados que chegam na Assembleia.

Mesmo tendo a preferência dos deputados, a candidatura de Uchoa pode enfrentar mais algumas polêmicas. Contrário à quinta recondução do pedetista, Rodrigo Novaes já afirmou que poderá pedir a impugnação do adversário durante o registro da candidatura, que é feito logo após a posse. Caso cumpra a promessa, a análise sobre o caso seria feita no plenário, através de voto aberto Mesmo que vença a eleição, a recondução de Uchoa pode ser questionada juridicamente pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE).

Além desse caso, a disputa pela primeira-secretaria da Assembleia também está acirrada. O deputado Diogo Moraes (PSB) garante que vai disputar a vaga, mesmo sem o apoio do partido. O PSB indicou Lula Cabral para o cargo, mas Diogo já vinha trabalhando seu nome e quer ir para o bate-chapa. A primeira-secretaria é responsável por cuidar das finanças da Casa.

Para a primeira vice-presidência, será indicado o deputado Augusto César (PTB). A segunda vice ficará com Cleiton Collins (PP). O PSB indicou Vinícius Labanca para a segunda-secretaria. Romário Dias fica com a terceira-secretaria, enquanto Eriberto Medeiros (PTC) disputará a reeleição para a quarta-secretaria. A eleição da mesa ocorre uma hora após a posse. O voto para a escolha da mesa é secreto.

COMPOSIÇÃO

Apesar da renovação de 19 deputados na Assembleia, alguns parlamentares já tiveram experiência na Casa de Joaquim Nabuco. É o caso de Lula Cabral e Romário Dias. Outros já ocuparam mandatos eletivos, como professor Lupércio (SD), que foi vereador em Olinda, Beto Accioly (SD), que ocupou o legislativo de Caruaru, além de Priscila Krause (DEM) e André Ferreira (PMDB), que integravam a Câmara do Recife. Já Álvaro Porto (PTB) foi prefeito de Canhotinho. (Do JC Online)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários