Com uma renovação de 40% do Parlamento, a Assembleia Legislativa de Pernambuco inicia, hoje, sua 18º legislatura. Os 49 deputados estaduais eleitos em outubro tomam posse às 15h. Paralelo à posse, os parlamentares já escolhem quem serão os integrantes da mesa diretoria para o biênio 2015/2016. O primeiro dia de atividades na Casa de Joaquim Nabuco promete ser agitado. A eleição para a mesa será uma das mais polêmicas, já que o deputado estadual e atual presidente Guilherme Uchoa (PDT) disputará a presidência pela quinta vez consecutiva.
Diferente das outras eleições, Uchoa encontra resistências para permanecer no cargo. Os deputados Edilson Silva (Psol) e Rodrigo Novaes (PSD) já anunciaram que disputarão a vaga de presidente junto com Uchoa. A expectativa, no entanto, é de uma recondução tranquila para Guilherme Uchoa. O presidente tem a simpatia da maioria dos membros da Casa de Joaquim Nabuco. Além do apoio da maior bancada da Casa, que é do PSB, Uchoa tem o voto garantido de boa parte dos 19 deputados que chegam na Assembleia.
Mesmo tendo a preferência dos deputados, a candidatura de Uchoa pode enfrentar mais algumas polêmicas. Contrário à quinta recondução do pedetista, Rodrigo Novaes já afirmou que poderá pedir a impugnação do adversário durante o registro da candidatura, que é feito logo após a posse. Caso cumpra a promessa, a análise sobre o caso seria feita no plenário, através de voto aberto Mesmo que vença a eleição, a recondução de Uchoa pode ser questionada juridicamente pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE).
Além desse caso, a disputa pela primeira-secretaria da Assembleia também está acirrada. O deputado Diogo Moraes (PSB) garante que vai disputar a vaga, mesmo sem o apoio do partido. O PSB indicou Lula Cabral para o cargo, mas Diogo já vinha trabalhando seu nome e quer ir para o bate-chapa. A primeira-secretaria é responsável por cuidar das finanças da Casa.
Para a primeira vice-presidência, será indicado o deputado Augusto César (PTB). A segunda vice ficará com Cleiton Collins (PP). O PSB indicou Vinícius Labanca para a segunda-secretaria. Romário Dias fica com a terceira-secretaria, enquanto Eriberto Medeiros (PTC) disputará a reeleição para a quarta-secretaria. A eleição da mesa ocorre uma hora após a posse. O voto para a escolha da mesa é secreto.
COMPOSIÇÃO
Apesar da renovação de 19 deputados na Assembleia, alguns parlamentares já tiveram experiência na Casa de Joaquim Nabuco. É o caso de Lula Cabral e Romário Dias. Outros já ocuparam mandatos eletivos, como professor Lupércio (SD), que foi vereador em Olinda, Beto Accioly (SD), que ocupou o legislativo de Caruaru, além de Priscila Krause (DEM) e André Ferreira (PMDB), que integravam a Câmara do Recife. Já Álvaro Porto (PTB) foi prefeito de Canhotinho. (Do JC Online)