O secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, participa, nesta segunda-feira, 10, do 3º Encontro das Comissões Estaduais para Erradicação do Trabalho Escravo, em São Paulo.
O evento tem como objetivos: discutir a elaboração e monitoramento das ações dos planos estaduais para a erradicação do trabalho escravo e sua relação com as medidas previstas no II Plano Nacional sobre o tema. Além disso pretende analisar e refletir sobre as conquistas obtidas pelas Comissões Estaduais para a Erradicação do Trabalho Escravo, Coetras.
A ideia das Comissões é discutir, também, sobre a forma de ampliar e integrar as políticas públicas e a atuação do poder público frente as diferentes competências e realidades brasileiras visando à erradicação do trabalho escravo. O desafio de construção de uma rede nacional de Coetraes e sua sinergia com a Conatrae. Participam do encontro representantes de vários estados brasileiros, como: SP, RJ, PE, BA, MA, CE, PI.
O secretário executivo, Paulo Moraes, participa, ainda, em São Paulo, terça -feira, 11 da Jornada interdisciplinar “A violência de Estado atual e suas raízes”, no Auditório Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo.
O secretário vai apresentar, durante o encontro, os resultados do projeto Clínica do Testemunho de Pernambuco, que realiza atendimento psicológico a vítimas da ditadura militar. No estado são oferecidas 100 vagas para as terapias em grupo e individual.
A Jornada Interdisciplinar é promovida pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae.
O encontro é o resultado de 05 Oficinas de Capacitação, realizadas com profissionais da Saúde e da Justiça, durante os anos 2013 e 2014.