Um ato articulado pelo senador Armando Monteiro (PTB), que perdeu as eleições estaduais, e pelo PT estadual reuniu, no final da tarde dessa segunda (20), cerca de 200 prefeitos, vereadores e lideranças de cidades de todas as regiões do Estado. Nas falas, o pedido de reforço de votos para a presidente Dilma Rousseff (PT). Os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e de Planejamento, Miriam Belchior, compareceram à plenária já no final, após participarem de agenda em Abreu e Lima.
A ministra ressaltou que já passava das 18h e poderia participar do ato político. “Já é noite, já estou fora do meu horário de trabalho”, explicou. Os ministros repetiram dados citados em Abreu e Lima e acresceram a mudança de lado do PSB. Teixeira citou que Pernambuco sempre referência de partidos de esquerda, fala que foi complementada por Miriam Belchior: “Quem representa a esquerda em Pernambuco somos nós. Outros aliados mudaram de lado”.
Antes do ato, Armando destacou a criação de um novo bloco de oposição no Estado. “Nós temos que desempenhar essa posição em Pernambuco, como é que um Estado pode viver sem oposição?”, questionou. “Vamos ser uma oposição firme, combativa, vigilante”, acrescentou. O senador foi bastante aplaudido em sua fala.
A deputada estadual Teresa Leitão citou novamente a necessidade de Dilma sair vitoriosa nas urnas no segundo turno em Pernambuco. “Precisamos desse resultado na matemática política. É importantíssimo para nós a vitória de Dilma aqui”, declarou. No mesmo tom, o deputado federal Fernando Ferro também alfinetou o PSB. “Basta, vocês não são os donos do Estado, existem outros grupos aqui”, disse. (Mariana Araújo-JC)