A Prefeitura de Afogados da Ingazeira apresentou à imprensa, na noite de ontem (18), a empresa que venceu a licitação para gerenciar o abatedouro regional de Afogados da Ingazeira. A empresa Equipabat já gerencia os abatedouros regionais de Garanhuns, Barreiros e Palmares.
O Diretor administrativo da Equipabat, Carlos Vandré, apresentou as mudanças no processo de abate em Afogados e região com o novo abatedouro, e os benefícios que as adequações à legislação federal irão trazer, sobretudo para os consumidores.
“Em primeiro lugar, o consumo de uma carne de qualidade, com procedência garantida, e abatida em processos industriais respeitando os mais rigorosos critérios de higiene e inspeção sanitária”, afirmou Carlos Vandré. Ele ainda citou a regularização das relações trabalhistas – todos os funcionários serão contratados com carteira assinada, aproveitamento de mão de obra local, controle de zoonoses e o respeito às normas ambientais.
Hoje, os dejetos oriundos do processo de abate são jogados no meio-ambiente, sem qualquer tipo de tratamento. O novo abatedouro conta com um importante processo de tratamento dos dejetos. “Até o sangue será reaproveitado. O sangue passará por quatro lagoas de tratamento biológico de efluentes, e chegará ao final transformado em água, que será reutilizada para lavagem dos currais, dentre outros aproveitamentos”, destacou Carlos.
O novo abatedouro será inaugurado pelo Prefeito José Patriota e pelo Governador João Lyra Neto no próximo dia primeiro de Julho, e terá capacidade para atender aos 17 municípios do Sertão do Pajeú. Também no dia de ontem, os gestores responsáveis pelo novo abatedouro reuniram-se com os marchantes e açougueiros de Afogados, para discutir os novos procedimentos. O abatedouro contará com um veterinário de plantão para examinar a sanidade dos animais à espera do abate. Dois poços artesianos foram perfurados e darão à sustentabilidade hídrica ao empreendimento.
O Prefeito José Patriota destacou a importância do novo abatedouro para a região. “O novo abatedouro representa um passo importante para garantir o consumo de uma carne de melhor qualidade, inspecionada, e o melhor, sem agredirmos o nosso meio-ambiente,” avaliou Patriota.(Fotos: Júnior Finfa)