Home » Pernambuco » MOZART SALES COMEMORA INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL MESTRE VITALINO EM CARUARU

MOZART SALES COMEMORA INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL MESTRE VITALINO EM CARUARU

O ex-coordenador nacional do programa Mais Médicos, Mozart Sales, acompanhou neste sábado (14) a inauguração do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Presentes no evento, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o governador João Lyra Neto e o prefeito José Queiroz reconheceram a participação de Mozart na liberação dos recursos quando ele atuava como secretário nacional de Gestão de Trabalho e Educação no Ministério Saúde, cargo que ocupou até  o início deste ano.

“Temos que reconhecer o papel de Mozart Sales… se inaugurássemos este hospital sem resolver o problema de saúde na atenção básica, muitos pacientes teriam que vir ao Mestre Vitalino, por exemplo, e competiriam com casos mais graves. Hoje, 49 milhões de brasileiros de todos os cantos do País, na Amazônia, no Sertão nordestino, nas comunidades indígenas… têm equipes de Saúde da Família completas com médicos, graças ao Mais Médicos. 80% dos problemas de saúde são resolvidos na atenção básica”, comentou o ministro.

O governo federal liberou R$ 35 milhões para o novo equipamento, que, quando estiver em plena capacidade, realizará mensalmente 3.423 consultas, 3.593 atendimentos de emergência e 960 internações.

Pernambuco recebeu 667 profissionais do programa, em 144 municípios. Apenas em Caruaru, são 19 médicos.

Mozart Sales destacou a importância do Hospital Mestre Vitalino. “É uma obra estruturadora, que vai qualificar o atendimento do Agreste. Na hora em que você descentraliza a atenção à saúde, você permite que esse atendimento se dê com qualidade e mais perto das pessoas e evidentemente mais rápido e efetivo. Será um equipamento fundamental, além de ser o hospital escola da Universidade Federal de Pernambuco, do curso de medicina, então vai ter um papel importante na formação de recursos humanos”, comemorou.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments