Home » Pernambuco » MINISTRO DA SAÚDE EXALTA PAPEL DE MOZART SALES NA IMPLANTAÇÃO DO MAIS MÉDICOS

MINISTRO DA SAÚDE EXALTA PAPEL DE MOZART SALES NA IMPLANTAÇÃO DO MAIS MÉDICOS

Em passagem pelo Recife nesta segunda-feira (9), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou o papel do ex-secretário nacional de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde Mozart Sales na concepção e implantação do programa Mais Médicos, que já trouxe mais de 14 mil profissionais para reforçar o atendimento na saúde básica do Brasil.

“É preciso fazer o reconhecimento da paternidade, do grau de dificuldade na concepção de um programa deste porte, com todos os desafios, com a pressão da sociedade brasileira a partir de junho do ano passado, exigindo mudanças substantivas, a capacidade que se teve em curto espaço de tempo de conceber um projeto, apresentá-lo à sociedade, discuti-lo no âmbito do Congresso Nacional e transformá-lo em realidade dez meses depois. Não estamos mais falando de uma proposta. Estamos falando de um programa implantado e precisamos reconhecer o mérito de Mozart, que liderou este processo”, disse o ministro.

Arthur Chioro participou da abertura do seminário “Mais Médicos para o Brasil, mais saúde para os brasileiros” – realizado pelo Ministério em um hotel da Zona Sul da capital -, que reuniu prefeitos e secretários de municípios pernambucanos para apresentar os impactos do programa.

Segundo o governo federal, em Pernambuco, o Mais Médicos aumentou em 21,5% o número de consultas na atenção básica. Foram 361.062 atendimentos em janeiro deste ano, contra 297.151 no mesmo período do ano passado. Em todo o País, o número de consultas realizadas na atenção básica aumentou 35%.

Pernambuco recebeu recebeu 646 profissionais, distribuídos em 144 municípios. Eles beneficiam 2,2 milhões de pessoas.

“O programa surgiu de uma análise criteriosa do mercado de trabalho médico brasileiro e a situação de programas similares em outros países. Conhecemos vários países e a Assembleia Mundial de Saúde, onde nos reunimos com a delegação do Canadá, Inglaterra, Espanha, Portugal, Austrália e discutimos como estes países formularam e executaram programas de intercâmbio e provimento interno com estrangeiros”, relembra Mozart Sales, presente no evento.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários