Condenado pela prática dos crimes de corrupção passiva e apropriação indevida de dinheiro público, o ex-prefeito de Itamaracá, na Região Metropolitana, Joel de Barros Monteiro Júnior, foi preso, nesta sexta-feira (6), na Zona Sul do Recife. Ele foi preso em casa, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo juiz da Vara Única de Itamaracá, José Romero Maciel de Aquino.
Segundo os autos da sentença proferidos pelo magistrado, os delitos teriam sido praticados entre os anos de 1997 e 2000, quando Joel de Barros Monteiro Júnior era o gestor da Ilha. O crime de corrupção passiva teria ocorrido no início da gestão.
Naquele ano, ele teria contratado irregularmente empreiteiras para executarem obras de pavimentação na rua Alagoinha e cobrado comissões a elas sobre os valores pagos. Já o crime de apropriação indevida de dinheiro público teria se configurado no último ano de mandato, em 2000.
De acordo com o delegado responsável pela voz de prisão, Erivaldo Guerra, “como o mandato de prisão é definitivo, não cabe mais recurso”. Segundo ele, o ex-prefeito foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado e já foi levado ao Cotel. Ainda segundo o delegado, o ex-gestor disse que entraria na Justiça para pedir uma revisão criminal na tentativa de eliminar o processo.( Anderson Bandeira, da Folha de Pernambuco)