Cantora Elba Ramalho foi a segunda a se apresentar no pátio de eventos (Foto: Jaqueline Almeida/ G1)
O São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, reservou uma data especial para homenagear às mulheres e apenas cantoras subiram ao palco neste domingo (22). A “Noite das Mulheres” contou com shows da pernambucana Renilda Cardoso, a cearense Eliane, conhecida como a “Rainha do Forró”, a paraibana Elba Ramalho e a baiana Margareth Menezes. O público que foi até o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga pode conferir sucessos de vários compositores nordestinos e homenagens à artistas da terra.
Renilda Cardoso foi a primeira a subir no palco. Ela fez um show em homenagem ao compositor Onildo Almeida e a cantora Marinês. No repertório, músicas que marcaram a carreira dos dois artistas. Para Eliane, segunda a se apresentar, estar em Caruaru é um enorme prazer. “É uma benção, sou muito bem recebida e tenho uma alegria imensa de cantar aqui. Tenho sempre que relembrar meus sucessos e cantar também o novo CD que estou lançando. Trago comigo a referência da música nordestina, por isso fica fácil de cantar”, explica. A cantora que completou 31 anos de carreira celebrou a oportunidade dada as mulheres na festa.
“É maravilhoso dividir o palco com cantoras de tanto talento. Sou fã de Elba, tenho ela com referência. É uma valorização importante da música feminina”, explica. Confira galeria de fotos da “Noite das Mulheres” no São João de Caruaru.
A professora Cristina Guerra viajou mais de três horas para acompanhar o quarto show de Elba Ramalho no mês de junho. “Sou fã dela desde criança. Onde Elba está, eu estou. Ela canta demais. O show é maravilhoso. Faço tudo para companhar de perto os shows dela. Nesta segunda, vou para Campina Grande. Minha alegria é poder ouvi-la cantar”, revela. A cantora declarou minutos antes de fazer o show que sempre sente um friozinho na barriga antes de subir no palco. “Sou afetivamente ligada à Caruaru. Me motiva muito cantar aqui. Guardei uma roupa especial para usar aqui. Não posso deixa de ficar feliz de estar neste São João”, afirma.
A analista de Recursos Humanos Lilian Marques mora em São Paulo e veio pela terceira vez curtir o São João de Caruaru. “O evento é ótimo. Amo o forró. É uma honra uma noite dedicada as mulheres. É uma forma de reconhecimento muito importante. As mulheres estão dominando o mundo e na música possuem também uma voz ativa. Estou adorando prestigiar esta primeira vez só com mulheres”, detalha. Já a costureira Edivaneide Galdino da Silva disse estar impressionada com a festa. “É tudo muito maravilhoso. Nunca tinha imaginado um show só com vozes femininas. Estou acostumada a ouvir mais forró com homens, mas agora sei do que as mulheres são capazes”, enfatiza.
A baiana Margareth Menezes foi a última a se apresentar neste domingo. Ela cantou vários sucessos de cantores nordestinos e homenageou o compositor Jacinto Silva. A cantora abriu a apresentação com uma composição própria dedicada à Caruaru. “Minha relação com esta cidade é maravilhosa, tanto que escrevi uma música para Caruaru. Estou pelo terceiro ano nesta terra tão cheia de cultura que admiro tanto. Dividir o palco com minha madrinha Elba Ramalho é sensacional. Curti muito a ideia de criar uma noite para o forró feminino. É um espaço importante que as mulheres vem conquistando”, explica. A baiana revelou ainda que mantém um repertório diferente para se apresentar na festa. “Quando venho aqui só toco forró. A música regional me comove. É uma emoção muito grande poder voltar cantando o que a terra tem de melhor”, finaliza.
A programação completa do evento está disponível neste link. Até o dia 29 de junho, estão confirmados mais de 360 shows, distribuídos em sete polos, sendo 82% deles com artistas locais, segundo a prefeitura. A programação completa do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga pode ser conferida neste link. Os homenageados do São João deste ano são os músicos João do Pife, Carlos Fernando, Reginaldo Pietro e o empresário João Luiz do Forrozão. São esperados 1,5 milhão de visitantes nos dias do evento e estima-se que sejam movimentados mais de R$ 200 milhões e gerados seis mil empregos (diretos e indiretos).