A vereadora Aline Mariano (PSDB) participou na manhã de hoje de uma fiscalização em um abrigo de idoso. Conhecida por sua atuação consistente em defesa de causas sociais, a parlamentar integrou uma comissão composta por representantes da delegacia do idoso, da Vigilância Sanitária, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e Ministério Público de Pernambuco, reunida a convite da promotora do idoso do MPPE, Luciana Dantas, que vem promovendo uma série de fiscalizações em todas as unidades de atendimento aos idosos.
A vereadora já havia apresentado a Prefeitura e ao MPPE, durante reunião da Comissão de Direitos Humanos, em novembro de 2013, um relatório completo contendo dados detalhados e fotografias da situação de todas as casas de abrigo e acolhida administradas pelo município. Agora, Aline pretende dar segmento às cobranças e fomentar parcerias para ampliar as ações de proteção aos idosos.
A situação encontrada foi alarmante. Diversas irregularidades foram detectadas pelo grupo e, de acordo com a promotora, nas outras unidades visitadas também foram encontrados diversos problemas. “O MPPE também está elaborando um novo relatório que será apresentado durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos”, explicou Aline Mariano, que preside a CDH. “Queremos analisar a situação atual das casas de abrigamento para estudar formas de estabelecer medidas mais rígidas a serem cumpridas para obter a autorização de funcionamento. A garantia de segurança e cuidado adequado dos idosos é uma grande preocupação nossa e temos encontrado nos órgãos que participaram dessa ação hoje parceiros com os quais queremos estreitar laços em nome desta luta”, completou a parlamentar.
“Atuamos nas unidades públicas municipais, pois faz parte de nossa competência fiscalizar estes espaços. Agora, este relatório desenvolvido pelo Ministério Público vem complementar nosso trabalho, fiscalizando também a rede privada. Estou certa de que, juntos, seremos capazes de fortalecer a rede de proteção ao idoso”, avaliou Aline, que também é autora da lei nº 18015/2014 que estabelece a obrigatoriedade das casas que atendem de idosos instalarem câmeras de monitoramento e segurança.