Pregando o “novo” em meio à necessidade de “oxigenação” na política, o PMDB anunciou nesta segunda-feira (5) o deputado federal Renan Filho como nome do partido para disputar o governo de Alagoas. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado e pai do pré-candidato, Renan Calheiros (PMDB-AL).
“Política é feita alternância, renovação e oxigenação. Por mais que algumas forças da velha política não queiram, o novo sempre vem. A candidatura do PMDB é o caminho novo do Estado de Alagoas”, disse Renan, o pai, ao anunciar o nome do pré-candidato, em entrevista coletiva em um hotel de luxo de Maceió.
O PMDB também anunciou que vai apoiar o nome de Fernando Collor de Mello (PTB) como candidato ao Senado. A escolha do vice, segundo o anúncio do PMDB, só ocorrerá em junho ou no início de julho, com as convenções.
A chapa de Renan Filho deve reunir boa parte dos partidos aliados do governo federal, como PT e PDT, que já sinalizaram apoio. A definição, porém, só será anunciada após análise das lideranças dos partidos.
O nome de Filho será encaminhado ao ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), coordenador da frente de oposição, que já deixou claro que deve ratificar o nome.
A expectativa é que a candidatura de Filho tenha apoio da presidente Dilma Rousseff. O problema é que PP deve lançar o senador Benedito de Lira como nome ao governo. “Ela é quem vai dizer quem é que vai apoiar”, disse Renan, ao se questionado sobre o possível apoio da presidente.