O presidente do IPA, Genil Gomes, e o coordenador do Núcleo de Planejamento, Hildeberto Rodrigues, reuniram-se, na terça-feira (30/04), com a presidente da Emater de Alagoas (AL), Maria Inês, para definir a continuidade de um acordo de cooperação técnica, firmado no ano passado entre as duas instituições. Os trabalhos realizados pelo IPA com palma, sorgo, e o monitoramento das ações de assistência técnica e extensão rural, via web, são as principais áreas de interesse da Emater – AL.
De acordo com Genil, as variedades mais resistentes de sorgo e palma que encontramos atualmente no Estado são resultantes de um trabalho participativo, que envolve pesquisadores dos dois estados. O presidente ainda garantiu que não só irá manter, como fortalecer e aprimorar o acordo de cooperação técnica, acreditando quepor acreditar que a iniciativa trás vantagens significativas para o desenvolvimento rural de Pernambuco e Alagoas.
Segundo o coordenador do Núcleo de Planejamento do IPA, Hildeberto Rodrigues, tanto a sessão de duas profissionais de pesquisa, que a Emater-AL mantém no IPA, como a assessoria que o IPA tem dado à Emater na área de planejamento e gestão, e monitoramento das ações de Ater, desde a recriação da empresa, ocasionada no ano passado, além as condições climáticas e de produção favoráveis em ambos Estados, são fatores determinantes par o sucesso da parceria.
A Emater – AL vem reivindicando a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência e Extensão Rural (Asbraer), que o IPA assuma a vanguarda do Nordeste no apoio a cooperação técnica e demais acordos com as empresas de Ater. “Nós dos outros Estado reconhecemos a significativa atuação do IPA”, afirmou Inês.