O governador João Lyra Neto (PSB) faz, hoje, a sua primeira viagem administrativa, deslocando-se de helicóptero até Salgueiro, no Sertão Central, para recepcionar os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, enviados pela presidente Dilma Rousseff (PT) para dois dias de inspeções nas obras dos eixos leste e norte-sul da Transposição do Rio São Francisco.
João Lyra será acompanhado pelos secretários da Casa Civil, Luciano Vásquez, da Infraestrutura, João Bosco Almeida, e um representante da Agricultura, que acompanharão os ministros em toda a agenda de inspeção que se divide entre Pernambuco e Paraíba.
“O governador vai receber os dois ministros, vão conversar sobre o andamento das obras, mas depois ele retorna à capital. Os secretários vão acompanhar os ministros, até porque se houver necessidade de providências de natureza técnica, eles tomarão a iniciativa. A Infraestrutura tem obras complementares da transposição e a Casa Civil cuida da parte institucional”, afirmou o secretário de Imprensa, Ivan Maurício.
A ida de João Lyra e dos secretários para acompanhar os ministros abre uma distensão entre os governos federal e estadual, distanciados desde o rompimento do PSB, que deixou o governo Dilma em setembro de 2013 – tendo o PT local decidido entregar os cargos no governo Eduardo um mês depois –, e a consolidação da pré-candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB).
De acordo com a agenda passada pelo governo federal, Teixeira e Belchior chegam às 10h30 ao Aeroporto de Salgueiro, às 13h vão ao lote 8 da transposição, visitando a estação de bombeamento 3 e a Barragem de Negrinha. Às 14h30, deslocam-se de helicóptero até Cabrobó e sobrevoam a estações 2 e 1, retornando em seguida para reunião técnica em Salgueiro.
Amanhã, às 8h, vão a Sertânia e sobrevoam o Túnel Monteiro e o emboque e desemboque do túnel, no lado da Paraíba. Às 10h30, sobrevoam o eixo leste de Sertânia a Floresta, visitam a estação de bombeamento 1 e concluem a inspeção com uma reunião técnica no canteiro de obras. (Ayrton Maciel-JC)