Home » Pernambuco » LUCAS RAMOS DEFENDE PROPOSTA DE ESTADUALIZAÇÃO DAS ENTIDADES DE ENSINO SUPERIOR

LUCAS RAMOS DEFENDE PROPOSTA DE ESTADUALIZAÇÃO DAS ENTIDADES DE ENSINO SUPERIOR

Implantar a estadualização das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco está entre as propostas do pré-candidato a deputado estadual, Lucas Ramos (PSB), no âmbito da educação. “A ideia é incorporar as 13 autarquias municipais, existentes no Estado, à Universidade de Pernambuco (UPE), passando a oferecer ensino público, superior, gratuito e de qualidade, com a chancela dessa instituição”, afirmou Lucas.

De acordo com o pré-candidato, o projeto que dispõe sobre a absorção das entidades educacionais associadas a UPE, vai trazer diversos benefícios para o Estado.  Ele explicou que, são mais de 22 mil alunos matriculados, 1,1 mil professores e mais de 800 funcionários ativos. Somente em Petrolina, no Sertão do Estado, existem mais de 4,3 mil alunos, distribuídos em 10 cursos de graduação, todos reconhecidos pelo Plenário do Conselho Estadual de Educação – CEE/PE.

Apesar da sua importância histórica e socioeconômica, e reconhecimento formal por parte do Conselho Estadual de Educação – CEE/PE, as Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco valem-se apenas das mensalidades e de eventuais apoios das prefeituras locais para sua sustentação. Dessa forma, o custo de manutenção dessas unidades é repassado diretamente ao aluno, e muitas vezes inviabiliza a formação universitária daqueles que possuem menores rendas.

Proupe– O Governo do Estado de Pernambuco mantém ativo o Programa Universidade para todos de Pernambuco (Proupe), no qual financia parcial ou integralmente bolsas de estudos em todas as autarquias municipais. “A partir da universalização do ensino superior, gratuito e de qualidade, Pernambuco tornará ainda mais competitivo, e garantirá a inclusão de profissionais devidamente qualificados no mercado de trabalho”, ressaltou o pré-candidato.

 “Pretendemos, juntamente com os Diretórios Centrais Estudantis de cada autarquia, discutir todo o processo da estadualização dessas instituições de ensino. E até que se encontre solução, efetiva, queremos garantir a ampliação das bolsas, e a democratização do acesso ao benefício”, concluiu Lucas Ramos.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários