O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida quando não descoberta a tempo. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Estudos mostram que o HPV (papilomavírus humano) é o responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo.
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou na última terça uma campanha para vacinar jovens do sexo feminino, entre 11 e 13 anos de idade. A forma mais rápida para encontrada pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira para atender essas jovens foi levar a vacina para as escolas.
No início da vacinação (Terça), foram atendidas meninas das Escolas Petronila de Siqueira (Sobreira) e Letícia de Campos Góés (Borges). Hoje (12), foi a vez das Escolas municipais Francisca Lira e Ana Melo. Nesta Quinta, a vacinação será na Escola Dom Mota (Centro).
Segundo Amara Araújo, Diretora da Escola Francisca Lira, a aceitação por parte das mães foi de 100%. “Nós fizemos uma reunião com elas esta semana, onde apresentamos um vídeo mostrando os riscos de câncer e a importância da prevenção através da vacina,” informou Amara. As Secretarias Municipais de Saúde e Educação encaminharam para os pais um documento contendo a autorização para que suas filhas fossem vacinadas.
As ações tem organização do PNI-M (Programa Nacional de Imunização Municipal) em parceria com o PSE (Programa Saúde na Escola Municipal) e tem ações desenvolvidas durante a semana da mulher.
Um dos coordenadores da ação por parte da Secretaria Municipal de Saúde, Verandílson Zuza, informou que na segunda etapa da vacinação, que deve ocorrer até o final deste mês, e a chegada de novas doses (neste início o Ministério da Saúde disponibilizou 440 doses) a vacinação será ampliada para outras unidades de ensino.