Mais 450 famílias com a escritura definitiva nas mãos. Na noite desta quarta-feira (12/03), o governador Eduardo Campos esteve na comunidade de Roda de Fogo, acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do secretário das Cidades, Danilo Cabral. A ocasião serviu de lançamento do programa Meu Imóvel Legal, que vai viabilizar a regularização fundiária a quase 30 mil famílias do Estado. O evento aconteceu na Escola Lauro Vilares. Para o governador, o programa representa a conquista de um sonho para muitas famílias.
“Mais de 30 mil famílias vão receber sua escritura. É um sonho de muitos anos, as pessoas construíram suas casas e nunca tiveram o direito a legalizar essa posse. Esse trabalho envolve a prefeitura, a Justiça do Estado, diversos cartórios e a secretaria das Cidades. A próxima etapa é continuar fazendo o levantamento para as áreas sem regularização fundiária”, disse Eduardo.
Já Danilo Cabral ressaltou o trabalho de toda equipe da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e da Pernambuco Participações e Investimentos S.A (Perpart), fundamentais para a concretização do processo. “Sem esse time nada teria acontecido. Esse é um ato de celebração e afirmação da cidadania, numa data muito especial do Recife. Roda de Fogo é um exemplo de uma população que luta pelo direito à moradia nesse País”, destacou o secretário, lembrando que mais de 5 milhões de brasileiros hoje vivem sem moradia própria.
O líder comunitário Vicente Albuquerque falou em nome dos moradores. “São 27 anos de luta aqui, e hoje estamos recebendo aquilo pelo qual tanto lutamos, o título de posse dos lotes de Roda de Fogo. Hoje somos donos daquilo que a gente tanto quis. A partir deste momento Roda de Fogo não será mais a mesma: pertence agora à comunidade”, declarou Vicente Albuquerque.
Comemoração – Antes de ir a Roda de Fogo, o governador Eduardo Campos esteve no Bairro do Recife para participar das celebrações oficiais pelos 477 anos da Capital pernambucana. As festividades aconteceram na Praça do Arsenal, ao som de samba, frevo e maracatu. Mais de 3 mil porções de bolo de chocolate em potes foram entregues à população. (Fotos:Raul Buarque/SEI)