Home » Afogados da Ingazeira » EM AFOGADOS DA INGAZEIRA, PREFEITURA PROMOVE AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE À TUBERCULOSE

EM AFOGADOS DA INGAZEIRA, PREFEITURA PROMOVE AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE À TUBERCULOSE

Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira promoveu ações com orientações à população sobre como identificar e combater a tuberculose. A campanha foi realizada nas unidades básicas de saúde do município (UBS). O encerramento ocorreu ontem, nas UBS dos Bairros Sobreira, Padre Pedro Pereira, e na Câmara Municipal, envolvendo a população do centro de Afogados, atendida pelas unidades básicas de saúde do Mandacaru, 1 e 2.
Segundo a coordenadora do Programa municipal de combate à tuberculose e hanseníase, Renata Souza, Afogados da Ingazeira possui apenas seis casos confirmados de tuberculose. “Apesar de a doença estar sob controle em Afogados, precisamos orientar a população para que possamos diminuir ainda mais essa incidência. A tuberculose, que já matou milhões de pessoas pelo mundo, hoje tem cura. Basta apenas saber identificar a partir dos sintomas e procurar uma unidade de saúde,” declarou Renata.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Koch, e que afeta principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos como ossos, rins e meninges (membrana que protege o sistema nervoso central).
A transmissão é feita por via respiratória e atinge, principalmente, pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, e que residem em locais sem ventilação adequada e sem exposição ao sol.
Os sintomas são tosse por mais de três semanas, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Deve-se buscar fazer o diagnóstico o mais rápido possível e iniciar logo o tratamento, pois após 15 dias sendo medicado o paciente para de transmitir a doença, diminuindo o número de pessoas que se infectam, bem como o número de doentes. A qualquer sinal da doença, a secretaria municipal de saúde orienta a população a procurar atendimento nas unidades de saúde da família.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários