Home » Afogados da Ingazeira » PREFEITURA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA

PREFEITURA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA

 Em mais um ano homenageando a tradição dos tabaqueiros, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira divulga a programação oficial do Carnaval 2014. Algumas novidades foram divulgadas para este ano. Diferente de anos anteriores, a abertura oficial será na Sexta-feira, a partir das 19 horas, na Avenida Rio Branco.

A abertura contará com um grande cortejo de estandartes dos blocos que abrilhantarão o carnaval do município, seguindo em direção ao Polo do Frevo, na praça da alimentação. Passistas de frevo, tabaqueiros, maracatu e troças também participam do “arrastão”.

Além do Polo do Frevo, a Prefeitura organiza outros polos de animação, a exemplo do Polo das Tradições (nas proximidades do Bar de Dona Diná) e do Polo Rio Branco (Av. Rio Branco).

Outro destaque é o primeiro ano de desfile do Bloco dos Tabaqueiros, personagem marcante do Carnaval de Afogados da Ingazeira, o que o torna especial, diferente, destacando-o do carnaval de outros municípios da região. Além dos tradicionais desfiles realizados no Polo do Frevo, os tabaqueiros agora tem um bloco, que sairá na Segunda de Carnaval (ver programação em anexo).

Mais de quinze blocos desfilarão pelas ruas de Afogados da Ingazeira durante os quatro dias de folia. Asa no frevo, povão, virgens, jegue-elétrico, bigode grosso, tabaqueiros, leão do norte, tô na folia, cazá-cazá e a cobra vai subir são alguns deles

.Tabaqueiro – figura mascarada que se confunde com a própria história do Carnaval de Afogados da Ingazeira, distante 386 km do Recife. Com máscara artesanal, vestidos com macacão – muitas vezes colorido, o tabaqueiro é fruto das velhas tradições do carnaval de rua do município. No começo, muitos deles traziam amarrado à cintura uma tabaqueira, para armazenar o tabaco, cheirado durante as apresentações. Daí o nome Tabaqueiro. Os mais apegados à tradição, defendem o uso de máscara feita pelo próprio folião, em papel machê, e o uso de relhos e chocalhos como apetrechos da folia.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários