Home » Afogados da Ingazeira » OFICINA DE MÁSCARAS MOVIMENTA CRIANÇAS DE ESCOLA EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

OFICINA DE MÁSCARAS MOVIMENTA CRIANÇAS DE ESCOLA EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

Além dar visibilidade e fortalecer a tradição dos tabaqueiros, utilizando essa tradicional expressão da cultura afogadense como slogan do Carnaval promovido no município, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira também investe na realização de oficinas de máscaras em papel machê, peça fundamental para todo tabaqueiro que se preze.
Na manhã desta quinta, os alunos da Escola Municipal Maria Gizelda Simões Inácio, recém inaugurada pela Prefeitura, concluíram a oficina de confecção de máscaras. A oficina foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, com a aula sendo ministrada pelo artista plástico e tradicional tabaqueiro, Beijamim Almeida. “É muito gratificante poder passar essa técnica, essa arte para as futuras gerações. Ver nos olhos das crianças a alegria ao ver sua máscara pronta é emocionante,” declarou Beijamim.
A oficina, que teve início na última terça, envolveu alunos doas anos iniciais, na faixa etária de seis a dez anos. Para a diretora da escola, Margarida Valdivino, as crianças tem elogiado a experiência. “É uma ação bastante positiva, pois valoriza a nossa cultura, desenvolve as habilidades manuais dos alunos e desperta o interesse deles para com a tradição dos tabaqueiros,” avaliou Margarida.
Essa é a terceira oficina de máscaras realizada pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira. As outras duas oficinas envolveram jovens e crianças da Vila Pitombeira e do Bairro São Cristóvão. “A nossa ideia é ampliar o número de oficinas, levando essa técnica para outros bairros de Afogados,” informou o Secretário de Cultura, Alessandro Palmeira.

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments