Depois de seis meses de atuação nos bairros João de Deus, São Gonçalo, José e Maria e a comunidade Serrote de Urubu, considerados Territórios Especiais de Cidadania (TECs), a Estação Governo Presente em Petrolina realiza amanhã, 19, uma coletiva pública, a partir das 9h, na sede.
Com o tema Governo Presente na Educação com protagonismo juvenil, o secretário de Articulação Social e Regional, Aluisio Lessa, fará um balanço das ações desenvolvidas em todo estado de Pernambuco, especificamente em Petrolina, durante o ano de 2013.
Em Petrolina, a EGP realizou 31.881 atendimentos à população dos TECs, através dos diversos programas disponibilizados pelas 14 secretarias estaduais e nas parcerias com os órgãos municipais. Desse número, 17.012 atendimentos foram realizados diretamente nas três Ocupações Sociais de Impacto.
A Estação também promoveu 56 reuniões com lideranças comunitárias dos TECs, cinco comitês intragovernamentais, quatro fóruns territoriais, três ocupações sociais de impacto, 329 cadastros de equipamentos públicos e 190 visitas de interatividade nos territórios.
Para coordenadora da Estação em Petrolina, Francis Teonília, o programa Governo Presente está contribuindo na prevenção à violência a na garantia de direitos básicos ao cidadão. “Penso que as pessoas desses territórios percebem a mudança que a comunidade vem passando na medida em que o acesso aos serviços vai acontecendo. É o cidadão sendo de fato um cidadão”, ressalta.