O governador Eduardo Campos entregou, nesta segunda-feira (02/12), a nova Maternidade da Encruzilhada (Cisam), situada na Zona Norte do Recife. Com a intervenção, a capacidade de atendimento da unidade, que passou um ano fechada, foi ampliada em 50%. “Vamos ter 300 partos por mês sendo realizados aqui. Ou seja, 100 a mais do que eram feitos antes da reforma. Além disso, a nova estrutura conta com unidades de terapia intensiva, onde serão feitos os partos e as cesarianas nos quadros de maior risco”, destacou Eduardo.
Para a requalificação da maternidade, o Governo do Estado investiu cerca de R$15 milhões em obras de melhorias do espaço e aquisição de novos equipamentos. Outra iniciativa foi a realização de concurso público para o preenchimento de 117 novas vagas por profissionais da área de saúde, entre enfermeiros, fisioterapeutas, neonatologistas, tocoginecologistas e técnicos de enfermagem. “Esse foi um passo importante para que o Cisam volte a operar também como uma unidade de ensino, porque os futuros profissionais de saúde vão treinar e estudar aqui, com o auxílio dos que já têm mais experiência”, colocou o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja.
O governador ainda destacou os investimentos que estão em curso para a estruturação de uma rede de assistência no Estado, como a reabertura da maternidade de Jaboatão e as ações do Mãe Coruja no cuidado da saúde básica da mulher, além de construção de maternidades no interior do Estado, a exemplo das unidades de Petrolina e Ouricuri. “Os investimentos que estão sendo feitos na rede não só dão conta como superam o déficit histórico acumulado ao longo de um período de mais de 40 anos sem a abertura de novas unidades médicas em Pernambuco”, revelou Eduardo.
“Para sanar esse problema, encomendamos um estudo em que foi constatado um déficit de 500 partos de alto risco/mês. Aqui, serão resolvidos 100 deles. Enquanto não ficam prontas as unidades do Hospital da Mulher do Recife e de Caruaru, previstas para 2014, firmamos contratos com algumas unidades filantrópicas para prestarem este serviço, além de estarmos em constante ampliação e requalificação das unidades já existentes, como o Hospital Barão de Lucena, que entregamos um prédio anexo na semana passada”, explicou o governador.
A nova estrutura da Maternidade do Cisam conta com UTI materna com sete leitos, além da adequação da urgência obstétrica com a classificação de risco. O bloco cirúrgico e sala de parto foram todos reformados e requalificados de acordo com as normas da RDC 50, favorecendo uma melhor assistência ao parto natural e individualização dos leitos visando a privacidade das mulheres
MARCELO DÉDA – Antes de iniciar o evento de entrega da maternidade, Eduardo pediu que todos ficassem de pé para prestar homenagem ao governador de Sergipe, Marcelo Déda, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (02/12), aos 53 anos, vítima de câncer. “Acompanhei a luta do governador Marcelo Déda contra a doença, e tive a oportunidade de presenciar seu exemplo de grandeza, de força e de coragem. Lamento profundamente sua partida não apenas como o cidadão e homem público exemplar que foi, mas também, e em grande medida, como um dos grandes amigos que fiz na vida. Em meu nome, de minha família e do Estado de Pernambuco, manifesto o pesar e a solidariedade a todos os familiares e amigos de Marcelo Déda e ao povo sergipano”, disse Eduardo.