Home » Pernambuco » GONZAGA PATRIOTA ALERTA SOBRE ALTO ÍNDICE DE MORTES EM ACIDENTES DE MOTOS NAS ESTRADAS DO SERTÃO

GONZAGA PATRIOTA ALERTA SOBRE ALTO ÍNDICE DE MORTES EM ACIDENTES DE MOTOS NAS ESTRADAS DO SERTÃO

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) usou a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (10), para alertar sobre o aumento no número de mortes de motociclistas  nas estradas do Sertão.

“Apesar da fiscalização, do empenho das polícias, da rigidez da lei seca, o número de mortes de motociclistas continua crescendo nas estradas do Sertão do São Francisco, em Pernambuco, em 2013 foram 40% a mais”, apontou Patriota.

De acordo com o parlamentar, a Polícia Rodoviária Federal registrou nas BR- 407 e 428 em Petrolina, 35 mortes de janeiro a outubro de 2013. Em percentual, 40% a mais do que em todo o ano de 2012, quando foram registrados 14 óbitos.

Os números crescem ainda mais quando os dados saem de Petrolina para a região de abrangência da PRF. Dados da 8ª Gerência Regional de Saúde (VIII Geres) apontam que o problema é o mesmo nas estradas que cortam, além de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Orocó. De janeiro a outubro de 2012, foram registradas 103 mortes e dessas, 55 envolveram motocicletas. Em 2013, o número cresceu. Foram 123 óbitos, sendo que 64 vítimas estavam pilotando ou de carona em motos.

Gonzaga Patriota revelou que o único dado positivo foi registrado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Petrolina. Em 2013 foram 1,66 mil acidentes envolvendo motos. Comparado ao ano passado, o número é menor.  Foram 1,96 mil acidentes em 2012.

Gonzaga Patriota destacou que um dos principais problemas do aumento do número de acidentes se deve à facilidade da compra da motocicleta.

“A facilidade para comprar motocicletas é apontada pelas autoridades de saúde e trânsito como fator que influencia o crescimento no número de acidentes. Comparando a frota de veículos registrados na 8ª Ciretran Petrolina-PE, as motocicletas são em maior número. São 49 mil motocicletas e 48 mil carros”, disse.

Ainda de acordo com o parlamentar, essa não é a realidade apenas de Pernambuco.

“Esse problema não é só em Pernambuco, é um problema nacional o número de motociclistas mortos em acidentes no Brasil subiu 932,1%, no período de 1996 a 2011, o que faz dos usuários desse transporte as maiores vítimas do trânsito. De acordo com o Mapa da Violência 2013 — Acidentes de Trânsito e Motocicletas, feito a partir do levantamento estatístico com base em registros de mortes do Ministério da Saúde, em 2011, os motociclistas e seus passageiros representam 1/3 do total de óbitos no trânsito”.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários