Uma explosão em uma quadra comercial da Asa Norte de Brasília, por volta das 7h20 deste domingo (15), deixou ao menos três feridos e um rastro de destruição, informou o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF). Segundo os bombeiros, a suspeita é de que tenha ocorrido vazamento de gás em um restaurante da quadra 409 Norte.
Responsável pela vistoria feita pela Defesa Civil após o incidente, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do DF Flávio Moraes relatou que os primeiros profissionais da corporação que atenderam a ocorrência retiraram do restaurante um botijão de gás de 13 quilos que ainda estava vazando gás.
Para o oficial, o equipamento é a provável origem da explosão. Moraes ressaltou que o botijão não tinha válvula de primeiro estágio, dispositivo de segurança que reduz a pressão do cilindro.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, além de destruir o estabelecimento comercial, a onde de choque provocada pela explosão atingiu 100 metros, causando prejuízos em lojas contíguas, prédios vizinhos e apartamentos localizados nos pavimentos superiores do edifício. A explosão, contudo, não provocou nenhum incêndio, afirmaram os bombeiros.
Com o impacto, vidros de kitinetes do prédio foram estilhaçados. Por recomendação dos bombeiros, todos os moradores do edifício tiveram de evacuar os imóveis, por questão de segurança.
Segundo Flávio Moraes, a edificação ficou bastante danificada. “Danificaram alguns prédios ao redor também. Está bem destruído, foi uma onda de choque muito intensa”, explicou o oficial.