Os servidores públicos estaduais rejeitaram, nesta quinta-feira (7), em assembléia geral da categoria, a proposta do governo do estado para equilibrar as contas do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). O serviço de saúde acumula um déficit mensal de R$ 3 milhões e dívidas de cerca de R$ 40 milhões com a rede assistencial e os prestadores de serviços.
Pela proposta do executivo estadual, as alíquotas de contribuição dos servidores devem variar de 4,5% (menor faixa etária) até 5,5% (maior faixa etária), o que equivale ao reajuste de 15%. Hoje a alíquota única é de 4,5%. Os dependentes pagarão alíquotas de 1,5% (menor faixa etária) até 2,3% (maior faixa etária). De acordo com Paulo Rocha, presidente do Fórum dos Servidores Públicos Estaduais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o governo não ofereceu contrapartida para aumentar a sua contribuição mensal de R$ 5,4 milhões.
Outra reivindicação dos servidores é que o Estado assuma o pagamento da folha de pessoal das cooperativas e dos prestadores de serviços. No próximo dia 18 haverá uma nova rodada de negociação dos servidores públicos com a Secretaria de Administração (SAD). Está programado para o dia 14 deste mês uma panfletagem na Avenida Conde da Boa Vista, para denunciar à crise no Sassepe.




Seja o primeiro a comentar