Home » Pernambuco » FORÇA DO MOVIMENTO SINDICAL RURAL É DESTAQUE NA FALA DO DEP. MANOEL SANTOS AO CONSELHO DELIBERATIVO DA FETAPE

FORÇA DO MOVIMENTO SINDICAL RURAL É DESTAQUE NA FALA DO DEP. MANOEL SANTOS AO CONSELHO DELIBERATIVO DA FETAPE

“O Movimento Sindical Rural é forte, porque consegue unir todas as pessoas, sem perder o horizonte, em busca daquilo que é o mais importante: a garantia dos direitos da mulher e do homem do campo. É assim que vocês devem continuar, juntos, e sempre fortes”. Com essa declaração, o deputado estadual Manoel Santos iniciou a sua participação na mesa de abertura da última reunião do Conselho Deliberativo da Fetape, que está sendo realizada no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina.

O encontro, que reúne mais de 300 dirigentes sindicais, começou com uma mística, que chamou a atenção para as conquistas e as grandes lutas lideradas pela Fetape e o conjunto Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), ao longo deste ano. Aproveitando a deixa, Manoel Santos falou da satisfação em ter participado das comemorações pelos 50 anos da Contag, que, segundo ele, é um exemplo do que o Movimento Sindical Rural é capaz.

“Assim como a Fetape, a Contag surgiu como resultado de muita luta e resistência, que logo foi oprimida pela Ditadura, que durou 20 anos. Em 1995, foi iniciado, por meio do Grito da Terra Brasil, as negociações, junto ao governo federal, por políticas públicas para o campo. Hoje, comemoramos um investimento de R$ 18 bilhões para a agricultura familiar. Essa é prova da capacidade do Movimento Sindical Rural”, avaliou.

Ao longo do discurso, o parlamentar também registrou a alegria com o acordo político para a presidência do PT e finalizou com uma recomendação, que foi recebida com aplausos pelo público. “Tanto eu, quanto vocês, e todo Movimento Sindical Rural, precisamos ter cuidado com as decisões a serem tomadas no futuro, quando temos uma conjuntura política onde não temos mais a mesma base aliada. Não podemos esquecer de que toda a luta do Movimento, todo o esforço é, e sempre deverá ser, em função dos direitos da mulher e do homem do campo”, arrematou. O Conselho Deliberativo da Fetape seguirá até o final da manhã de hoje (28).

Estímulo à juventude
Na plenária, foram ouvidos/as jovens dirigentes sindicais, que escutaram atentos/as o discurso do deputado Manoel Santos. Para eles e elas, a experiência e a dedicação do parlamentar servem de exemplo para fortalecer, dia a dia, a luta por direitos no campo.

“ Com sua experiência de Movimento Sindical Rural, o deputado Manoel Santos nos trouxe uma palavra de direcionamento em nossa luta. De fato, temos que ter cuidado com a conjuntura atual, mantendo as nossas conquistas. E a melhor forma de fazer isso é permanecendo unidos – inclusive a juventude – e tendo o deputado como a nossa voz na Legislativo Estadual.” José Severino da Silva – diretor de Juventude Rural do STTR de Surubim.

“ Com toda força e nas palavras do deputado, descobrimos o quanto a nossa organização tem importância. Em 2014, nossa luta continuará e será ainda mais fortalecida pela a experiência e compromisso de Manoel Santos .” Antonia Luciene de Oliveira, integrante da Comissão de Jovens de Ouricuri.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *