Press "Enter" to skip to content

OPINIÃO DO PERNINHA

O TRIO DE FERRO PRECISA DE SOCORRO
A nossa crônica de hoje é voltada para o esporte pernambucano e eu a começo com uma pergunta básica: O que será que está acontecendo com os nossos grandes clubes? Eu lhes confesso que estou com 56 anos de idade e nunca vi algo parecido.
 É bem verdade que crises existem e todo clube tem os seus altos e baixos mas, três clubes de peso como os nossos, passando pelos sufocos que estamos vivenciando é de estarrecer. Até parece que a preocupação deles gira em torno do Campeonato Estadual e, após a sua realização, o campeão coloca a faixa no peito e o ano está terminado.
Esse posicionamento poderia até ser absorvido por clubes menores mas, times centenários e com a tradição do Náutico, Sport e Santa Cruz, tem que pensar com grandeza.  Time que se preza tem que ser tratado como uma empresa que visa crescimento constante.  As crises surgem e para superá-las necessitamos de ações enérgicas partidas de uma diretoria capaz e comprometida com os anseios do clube. Se assim não for qualquer um vai à bancarrota.
A coisa chegou a um ponto tão crítico que ficou difícil até brincarmos com os nossos amigos que torcem por um clube diferente do nosso, ou seja, ninguém pode mangar de ninguém. A fase do trio de ferro pernambucano é dificílima. Cada clube enfrenta dificuldades em sua respectiva divisão no Brasileiro, deixando os torcedores apreensivos e temerosos quanto ao futuro de cada um.
O Náutico, com apenas 10 pontos ganhos, não encontra forças para deixar a lanterna da séria A e vejam que já passamos pela 23ª rodada. O Sport, em queda, saiu do G-4 e vive a instabilidade por conta da saída de Martelotte (o 4º treinador este ano) e trouxe o conhecido de todos os pernambucanos, Geninho, que estreou em 14/09 com vitória de 1 x 0 sobre o Figueirense (SC), repetiu o placar contra o Guaratinguetá(SP) , em 17/09, vindo a sofrer  uma derrota no último sábado para o Palmeiras (SP), por 2 x 1 caindo para a 6ª posição. O técnico  pediu a contratação de um volante e um atacante, o que deverá acontecer até o final do mês e, tomara que  as mudanças sejam a tábua de salvação do rubro-negro. 
A péssima campanha do Náutico e a queda de rendimento mostrada pelo Sport começa a gerar uma preocupação para a temporada seguinte, na qual o estado pode ficar sem representante na elite nacional. Nos últimos 8 anos isso já aconteceu no biênio 2010/2011, quando Sport e Náutico estavam na segunda divisão, enquanto o Santa Cruz amargava na quarta divisão. A última vez em que os três estiveram juntos na série B foi em 2005.
A situação do Náutico é complexa. Para evitar o rebaixamento, o time tem que ganhar 12 partidas indo a 46 pontos. Porém, antes de qualquer coisa , precisa voltar a vencer, coisa que não ocorre desde 28 de julho, quando bateu o Inter  por( 3 x 1), na Arena PE. Desde então foram 14 rodadas sem ganhar. Com apenas  10 pontos ganhos, o Timbu tem o pior rendimento da história dos pontos corridos (desde 2003).
Tricampeão estadual, o Santa Cruz também vive um momento de muita expectativa. O Grupo A da série C está bastante embolado embora, com o resultado de (3×1) sobre o Baraúnas no último Domingo pela 15ª rodada, o tricolor tenha dado uma boa respirada para seguir brigando na competição.
Em síntese essa é a situação do nosso trio de ferro. É até paradoxal os dirigentes dizerem com orgulho que o Recife tem torcedores que gostam apenas dos times locais e não aproveitarem  esse sentimento para evoluir.
O momento ruim que vive o futebol pernambucano não surge de uma ora para outra. Ele vem se arrastando há anos. Ou alguém encontra outras explicações para o Santa Cruz, depois de conseguir o acesso à Série A, em 2005, acumular uma sequência de rebaixamentos e estar na Série C? E o Sport, campeão da Copa do Brasil em 2008, sofrer na Série B? E o Náutico dando todos esses vexames na Série A?
Vamos acordar que o futuro nos espera e o Leão do Norte – esse incansável guerreiro que conhecemos –  tem que dar o seu grito de guerra também no esporte.
Danizete Siqueira de Lima.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *