Os Senadores Humberto Costa e Armando Monteiro já se encontram na AMUPE para reunião com Prefeitos. Eles foram recebidos pelo Presidente da entidade, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota. Além dos Senadores da República, já se fazem presentes na AMUPE, 54 Prefeitos e os Deputados Federais Severino Ninho (PSB), Jorge Corte Real (PTB), Augusto Coutinho (DEM), Pastor Eurico (PSB), Mendonça Filho (DEM), Fernando Ferro (PT), Bruno Araújo (PSDB), Sílvio Costa (PTB), Raul Henry e Pastor Villalba (PRB).
Por conta de uma entrevista em rádio previamente agendada, o Senador Armando Monteiro foi o primeiro a fazer uso da palavra, se declarando absolutamente solidário à pauta apresentada pelos Prefeitos. Os principais pontos discutidos são a PEC do aumento do FPM em 2%, o fim das desonerações de IPI e IR que impactam o FPM, encontro de contas da previdência, os royalties (nivelar os recursos da vinculação de educação e saúde), aumento do PNAE, transporte escola, reajuste do piso do magistério, piso salarial dos agentes comunitários de saúde, dos agentes de endemias, dentre outros.
Nesse momento, Eduardo Stranz, consultor da Confederação Nacional dos Municípios, faz uma apresentação técnica detalhada dos pontos da pauta. Um dos pontos polêmicos levantados por alguns prefeitos é que há 20 anos a lei de responsabilidade fiscal estabeleceu o teto de oito mil Reais, sem qualquer tipo de reajuste ao longo de todos esses anos.