
Na tarde de ontem (12), foram convocados ao Ministério Público cerca de 50 Pipeiros, Carroceiros e Transportadores de água para serem informados da adoção de diversas medidas no controle da qualidade desse líquido vital.
Os Promotores Lúcio Luiz e Fabiana Albuquerque anunciaram que foi instaurado procedimento a partir da informação oficial de que Afogados e Iguaraci encontram-se na zona de risco endêmico de Doenças Diarreicas Agudas-DDAs e emitiram recomendação às Secretarias Municipais de Saúde, entre outros órgãos, para controle das mesmas. Foi esclarecido que o problema é sério e que várias pessoas já morreram no semi-árido por conta de contaminação pela água.
Na reunião, foi anunciado o prazo até dia 19 de setembro para todos os transportadores de água se cadastrarem perante o município e obterem autorização para o fornecimento. Quem não tiver a autorização e não adotar as medidas de tratamento da água com cloro, terá seu veículo apreendido, além de outras medidas de punição.
O Ministério Público, por sua vez, ficou de solicitar à Secretaria Estadual de Saúde o cloro em quantidade suficiente para os referidos municípios.
Essa ação dá continuidade ao que foi definido na audiência pública sobre Água realizada no dia 31 de julho de 2013. (ASCOM MP)
