“Esse viaduto, ao lado do elevado do Bajado, nos Bultrins, já impacta na melhoria da mobilidade de quem precisa sair e voltar da Região Metropolitana Norte da cidade. Imaginem como a situação ficará quando os dois tiverem funcionando dentro do sistema do Corredor Norte-Sul”. Foram essas as palavras do governador Eduardo Campos ao liberar, nesta segunda-feira (05/08), o trânsito pelo Viaduto de Ouro Preto, na PE-15, em Olinda. De imediato, o viaduto – o segundo a ser entregue num intervalo de seis meses – será utilizado para ajudar na fluidez do trânsito diário e misto de cerca de quatro mil veículos, em média. A partir de março de 2014, o equipamento segregará duas das suas quatro faixas, atendendo ao corredor exclusivo de Transporte Rápido por Ônibus (TRO).
O viaduto, que recebeu o nome de Senador Nivaldo Rodrigues Machado, faz parte do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), responsável pela implantação de 100 quilômetros de corredores exclusivos na RMR. Com 360 metros e extensão por 15 metros de altura, o Viaduto de Ouro Preto precisou de R$ 10 milhões para ser erguido. “Aqui, vamos também resgatar as ciclovias que foram perdidas. A PE-15 foi a primeira experiência na RMR em que os três modais dialogavam. Por isso, vamos resgatar a ciclovia, numa margem e na outra”, garantiu Eduardo.
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, ressaltou o trabalho de humanização da PE-15. “Passo a passo, vamos fazendo a entrega de um conjunto de intervenções, que não só diz respeito à infraestrutura viária, mas à requalificação de toda a PE-15. São obras de urbanização, de paisagismo, além da recomposição das ciclovias, como lembrou o governador”, informou o secretário.
Com a liberação do trânsito no viaduto, o Governo do Estado vai trabalhar na requalificação da sua parte inferior, onde serão colocados equipamentos destinados à prática de esportes e lazer, entre outros. Também será construída uma passarela para os pedestres. As intervenções já começam no início de setembro. “Até janeiro do próximo ano, entregaremos os corredores e as demais intervenções para a urbanização”, destacou Danilo.
O Corredor Norte/Sul está orçado em R$ 151 milhões e vai atender a uma demanda de 180 mil passageiros, entre Recife, Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. Quando ficarem prontas, as 33 estações do trecho serão interligadas a quatro terminais de passageiros.