Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

A evolução da festa da padroeira de Jabitacá.
Como é maravilhoso perceber quando nosso entorno muda e preserva o essencial, ganha nova roupagem e mantém núcleo intacto. Estes fenômenos pude ver durante a festa de Nossa Senhora dos Remédios, na versão cento e dez.
As banquinhas que outrora tinham bolo caseiro, piabas assadas em fogões feitos com latas de querosene e bebidas, no máximo cinco variedades, foram trocadas por barracas que vendem espetinhos, bebidas em lata, garrafa, coquetéis feitos na hora com frutas e bebidas ao gosto dos fregueses, red bull e tantos outros insumos “cachacistas” como diria Dias Gomes.
Outra grande evolução que percebi no domingo, dia 11.08.13, foi a troca das cavalhadas (argolinhas) que empresário rural de família tradicional de Jabitacá promovia por um evento organizado por diversos Moto Clubes de cidades nordestinas. 
Os jogos de argolinha herdados dos tempos medievais, identificados em eventos promovidos por Maurício de Nassau e praticados por cavalheiros do sertão, sob a batuta de Antônio Teixeira, perdeu espaço para motos de todas as matizes, as alegorias e adereços das cavalhadas foram permutados por bandeiras, lenços, roupas de couro e medalhas. Não nego gostei muito do evento que os amantes dos veículos de duas rodas nos proporcionaram. 
A preocupação com a segurança é um ponto a ser destacado na apresentação dos membros dos diversos moto clubes. Neste quesito registro nota máxima com louvor. É de extrema importância verificar que aspectos relacionados com segurança estão em pauta.
Ultrapassada a parte profana posso afirmar que é emocionante percebermos que o respeito para com as cerimônias religiosas continua como nos tempos idos. Verificar as pessoas assistindo as celebrações na praça e na calçada da igreja como se estivessem no interior do templo é algo a ser destacado, salta aos olhos.  Os devotos de Nossa Senhora dos Remédios merecem um aplauso fervoroso, do tamanho da sua fé.

Por: Ademar Rafael

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários