Home » Pernambuco » SECRETÁRIO DIZ QUE PAUTA JÁ É ATENDIDA, INDEPENDENTEMENTE DE REIVINDICAÇÃO

SECRETÁRIO DIZ QUE PAUTA JÁ É ATENDIDA, INDEPENDENTEMENTE DE REIVINDICAÇÃO

A pauta apresentada pelo movimento é legitima e já está praticamente atendida por ações concretas definidas pelo governo de Pernambuco antes e independentemente dos protestos. A avaliação foi feita pelo secretário estadual de Articulação Social e Regional, Aluísio Lessa, logo depois de comandar, ontem (26/06), tentativa frustrada de entendimento com manifestantes que bloquearam o trânsito na Avenida Agamenon Magalhães. Além de não terem sido indicados representantes para conversa, ainda houve incidente, com alguns participantes mais radicais do protesto terem atirado bombas nos funcionários do estado.

“Temos a terceira passagem de ônibus mais barata do Brasil, resultado de uma política que fez do IPCA o indicador oficial para definição dos reajustes. Além disso, transferimos imediatamente para a tarifa a desoneração concedida pela União. Enfim, compreendemos o desafio da mobilidade urbana e estamos trabalhando para apresentar soluções”, disse o secretário lembrando que nos últimos desde 2008 a passagem aumentou 34,4% enquanto a inflação crescia 43,7%. “Não há estado onde os reajustes tenham sido tão limitados”, disse o secretário.

Aluisio Lessa lembrou ainda que o Governo acabou de publicar, pela segunda vez, o edital para a contratação das empresas que vão operar o sistema se transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife. “O próprio edital, assim como o contrato a ser firmado com os vencedores da licitação, dá resposta objetiva a questões como planilha de custos e distribuição de tarifas entre os diferentes anéis”, pontuou Aluisio, lembrando que, antes mesmo do Governo Federal realizar a desoneração do PIS/Cofins, o governo do estado e as prefeituras de Olinda Recife já haviam retirado a cobrança do ISS e do ICMS.

O secretário acrescentou que o edital de licitação, com todas as suas planilhas, será publicado amanhã no Portal da Transparência e será encaminhado ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público para acompanhamento em tempo integral. “Com a contratação por licitação, será possível para o estado e a própria população exigirem das empresas um serviço de qualidade. Os usuários avaliarão permanentemente o serviço e quem não se adequar, pode até perder o contrato”, acrescentou.

Outro ponto citado por Aluísio Lessa e que é reivindicado pelos manifestantes é a implantação de corredores exclusivos de ônibus. “O governo está construindo 100 quilômetros de corredores para que os ônibus circulem com velocidade e segurança. É só ir à PE-15 e à Caxangá para ver como as obras andam aceleradas”, frisou.

Aluisio Lessa mencionou ainda a relação pacífica e respeitosa com que as autoridades policiais do estado têm pautado o relacionamento com o movimento. “Pernambuco tem dado exemplo de tranqüilidade, tanto da parte dos manifestantes quanto das policias. O foco tem sido garantir o direito à livre manifestação do pensamento, sem que isso implique limitação dos direitos de quem não esta participando”, disse.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários